Serviço Social e seus fundamentos: uma experiência de educação permanente em uma universidade estadual do Paraná

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Lorena Ferreira Portes
https://orcid.org/0000-0003-1610-9388
Melissa Ferreira Portes
https://orcid.org/0000-0002-1422-4115
Evelyn Secco Faquin
https://orcid.org/0000-0003-3322-8741
Mabel Mascarenhas Torres
https://orcid.org/0000-0002-2644-8255

Résumé

O artigo aqui apresentado tem como objetivo expor a sistematização de uma experiência de educação permanente executada no ano de 2021, em uma universidade pública do estado do Paraná, cujo tema foram os fundamentos do Serviço Social, associada a um projeto com ênfase no ensino, cujo objetivo foi propiciar a  qualificação do processo formativo de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social, contribuindo para o aprimoramento do exercício profissional. A referida experiência foi executada por meio de ações de caráter político-pedagógico, sob o formato de um curso de  extensão, abarcando um levantamento do perfil dos/as participantes, o planejamento e a distribuição de conteúdo, os procedimentos pedagógicos utilizados, assim como a execução e avaliação da proposta. Quanto aos resultados,  identificou-se que a discussão qualificada sobre os  fundamentos é essencial para a formação dos/as  assistentes sociais, possibilitando que estudantes e  profissionais apreendam sua importância para o  entendimento do lugar ocupado pelo Serviço Social na  divisão social do trabalho, sua natureza interventiva e o seu reconhecimento como área de conhecimento.

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Comment citer
PORTES, L. F.; FERREIRA PORTES, M.; SECCO FAQUIN, E.; MASCARENHAS TORRES, M. Serviço Social e seus fundamentos: uma experiência de educação permanente em uma universidade estadual do Paraná. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 24, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.24.2422714.014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/22714. Acesso em: 3 juill. 2024.
Rubrique
Formação profissional e Serviço Social: trajetórias históricas e perspectivas de futuro no âmbito do ensino, pesquisa e extensão nas Instituições de Ensino Superior no Paraná.
Bibliographies de l'auteur-e

Lorena Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Serviço Social pela Faculdades Integradas Espírita. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da UEL. E-mail: lorenafportes@gmail.com.

Melissa Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduada em Serviço Social e Complementação Pedagógica Em História pela Faculdades Integradas Espírita. Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da UEL. E-mail: melissaportes2010@gmail.com.

Evelyn Secco Faquin, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestrado em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Serviço Social pela UEL. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: evelynseccofaquin@gmail.com.

 

Mabel Mascarenhas Torres, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da UEL. E-mail: mmtorres@uel.br.

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