O Trabalho e a Essência Humana

Conteúdo do artigo principal

Josiane Fátima Wambier

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir a essência humana como auto-criação humana, que tem seu fundamento no trabalho humano: criador das necessidades e da liberdade humana. A proposta é focalizar estes elementos a partir de uma perspectiva de totalização do ser social.


PALAVRAS-CHAVE: necessidades humanas, trabalho, liberdade, divisão social do trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
WAMBIER, J. F. O Trabalho e a Essência Humana. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 1, n. 1, p. 71–76, 2001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/24. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Josiane Fátima Wambier, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Serviço Social - PUC/SP. Docente do Curso de Serviço Social da UEPG.

Referências

ANTUNES, Ricardo. “Trabalho e estranhamento”. In: Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1995.

HELLER, Ágnes. Sociologia de la vida cotidiana. 3.ed. Traduzido do alemão e do italiano por J. F. Yvars e Enric Pérez Nadal. Barcelona: Península, 1991.

______. O cotidiano e a história. 4.ed. Traduzido do alemão por Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LUKÁCS, Georg. “As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem”. In: Temas de Ciências Humanas, v. 4. Traduzido por Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Ciências Humanas, 1978.

MARKUS, Gyorgy. Teoria do conhecimento no jovem Marx. Traduzido por Carlos Nelson Coutinho e Reginaldo Di Piero. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

MARX, Karl. “Manuscritos econômico-filosóficos de 1844”, Biblioteca do marxismoleninismo, n.26. Traduzido do alemão por Maria Antonia Pacheco. Lisboa: Avante, 1993.

______. “A mercadoria”, “Processo de trabalho e processo de produzir mais-valia”, “A jornada de trabalho”. In: O Capital: crítica da economia política. v.I, livro I, 12.ed. Traduzido do alemão por Reginaldo Sant’Ana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1988