TRABALHAR OU NÃO – EIS A QUESTÃO: UMA ANÁLISE DO TRABALHO A PARTIR DA FALA DOS TRABALHADORES DA CIDADE DE PONTA GROSSA – PR1

Conteúdo do artigo principal

Manuela Salau Brasil

Resumo

Este texto tem como objetivo compreender o significado do trabalho para trabalhadores empregados e desempregados da cidade de Ponta Grossa no limiar do século XXI, através de um estudo de natureza qualitativa. Tal reflexão foi motivada pelas teses que advogam o fim da sociedade do trabalho e sua substituição pela sociedade do tempo livre, em que o trabalho supostamente não seria mais uma categoria central na sociedade. Os depoimentos dos trabalhadores revelam, ao contrário, que o trabalho ainda carrega um significado que, ultrapassando a questão da renda, ainda é sinônimo de realização humana.

PALAVRAS-CHAVE: trabalho, tempo livre, desemprego.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
BRASIL, M. S. TRABALHAR OU NÃO – EIS A QUESTÃO: UMA ANÁLISE DO TRABALHO A PARTIR DA FALA DOS TRABALHADORES DA CIDADE DE PONTA GROSSA – PR1. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/41. Acesso em: 23 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Manuela Salau Brasil, UEPG

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas –UEPG . Pesquisadora do Núcleo Local da Unitrabalho - UEPG e do Centro de Estudos e Pesquisas Rouger Miguel Vargas - UEPG. Professora da Faculdade União – Ponta Grossa, Paraná.