REPERCUSSÃO SOCIAL DA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

Conteúdo do artigo principal

Lineu Ferreira Ribas
Silvana Souza Netto Mandalozzo

Resumo

O trabalho aborda questões sobre a redução da jornada de trabalho na sociedade brasileira. Partiu-se da análise das determinações históricas que levaram a esta redução, como uma das aspirações das lutas de classe entre o capital e o trabalho e os motivos atuais, estes originados da precarização e flexibilização do trabalho. No Brasil, as medidas foram implementadas através do banco de horas e da compensação de horário de trabalho. Estas formas de trabalho prejudicam os trabalhadores, pois em regra passam a receber menor remuneração.

PALAVRAS-CHAVE: jornada de trabalho; horário de trabalho; compensação de horário; banco de horas.

Downloads

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBAS, L. F.; MANDALOZZO, S. S. N. REPERCUSSÃO SOCIAL DA REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 4, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/55. Acesso em: 25 maio. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lineu Ferreira Ribas, UEPG

Advogado Trabalhista. Especialista em Economia do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela UniversidadeEstadual de Ponta Grossa e Mestrando em Ciências Sociais Aplicadas pela mesma Instituição.

Silvana Souza Netto Mandalozzo, UEPG

Professora Doutora do Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Juíza do Trabalho no Estado do Paraná.