ENTRE A UNIVERSALIDADE DA TEORIA E A SINGULARIDADE DOS FENÔMENOS: ENFRENTANDO O DESAFIO DE CONHECER A REALIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa o Método do Abstrato ao Concreto, herança de Marx para a humanidade, como recurso de grandes potencialidades para pesquisa de fenômenos humano-sociais e não necessariamente vinculado à proposta de transformação de sociedade apresentada por esse economista e filósofo alemão do século 19. Procura esclarecer o leitor não familiarizado com a contribuição desse pensador, que a orientação metodológica que ele oferece à ciência subsiste através dos tempos, adotada por estudiosos de renome, como recurso dos mais fecundos para investigação da realidade e conseqüente construção do conhecimento sobre ela. O texto apresenta também discussão sobre as categorias da universalidade, particularidade e singularidade e a mediação entre elas no processo de caminhar da aparência à essência dos fenômenos, proposta central do referido método.
PALAVRAS-CHAVE: método do abstrato ao concreto; universalidade, particularidade, singularidade; mediação; aparência e essência.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.