A Revista Emancipação anuncia que está aberto entre 12/11/2021 até 18/04/2022 a chamada de artigos para o Dossiê " RECONFIGURAÇÕES E ALTERNATIVAS PARA AS POLÍTICAS E OS PROCESSOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL ". Esta ação é uma parceria com o Fórum Nacional de Professores de Extensão Rural e terá como editores: Drª Daiane Loreto de Vargas (UFRB); Regina Aparecida Leite de Camargo (UNESP) e Dr. Vanderlei Franck Thies (UNIOESTE).
Os textos devem ser submetidos via sistema da Emancipação em seu site (https://revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao - em: [Enviar Submissões])  até 18/04/2022. As diretrizes para submissão podem ser acessadas em: https://revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/about/submissions. Os autores devem selecionar no momento da submissão a seção temática “Políticas e os Processo de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Segue, apresentação desta chamada elaborada pelos editores do Dossiê e apresentação do Fórum Nacional de Professores de Extensão Rural . 

 

RECONFIGURAÇÕES E ALTERNATIVAS PARA AS POLÍTICAS E OS PROCESSOS DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL



Daiane Loreto de Vargas (UFRB)

Regina Aparecida Leite de Camargo (UNESP)

Vanderlei Franck Thies (UNIOESTE)



O dossiê “Reconfigurações e Alternativas para as Políticas e os Processos de Assistência Técnica e Extensão Rural” é uma iniciativa do Fórum Nacional de Professores de Extensão Rural. Este Fórum é um coletivo que reúne voluntariamente professoras e professores da disciplina de Extensão Rural e afins, visando a promoção de um espaço acadêmico de discussão do ensino da disciplina, estendendo-se, também, ao debate de temáticas correlatas. Embora seus antecedentes indiquem que este coletivo tenha começado a criar contornos ainda na década de 1970, sua efetiva constituição esteve vinculada à realização dos Seminários Nacionais de Ensino em Extensão Rural, nos anos de 2008 (Itamaracá-PE) e 2010 (Santa Maria-RS).

Os professores do Fórum combinam a atividade acadêmica com o compromisso social com a Extensão Rural. Várias publicações dos docentes que atuam na disciplina dão luz às reflexões sobre a conjuntura social, as políticas públicas e suas interfaces com as práticas pedagógicas e a formação profissional pelo ensino de extensão rural. Por outro lado, na prática, as políticas e os processos nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) também influenciam e renovam o ensino em extensão rural.

Este dossiê tem como objetivo estimular a reflexão sobre as mudanças, inovações e disrupturas em curso nas políticas, instituições e ações da extensão rural; e suas ligações com as transformações ambientais, culturais, demográficas, econômicas, políticas, sociais e tecnológicas em curso no rural brasileiro. Nesse sentido, abre-se um espaço para publicação de trabalhos científicos que tragam reflexões sobre os diferentes contextos e a diversidade das mudanças que estão ocorrendo.

Desse modo, as autoras e autores interessados em contribuir com o dossiê são desafiados e estimulados à elaboração de artigos que retratem temáticas sobre as configurações e transformações nos marcos legais e a pluralidade nos serviços de ATER (pública e privada), a articulação da ATER com as demais políticas públicas, as reconfigurações dos serviços de extensão rural, com fusões entre organizações de extensão rural e pesquisa agropecuária, entre outros.

Serão também aceitos estudos focados na discussão sobre os processos metodológicos de atuação prática dos extensionistas, as diferentes metodologias e as experiências inovadoras e transformadoras de extensão rural, inclusive de outros países; a desigualdade de gênero na ação extensionista; os serviços de ATER digital; os dados dos censos agropecuários; a ATER e a agroecologia; as condições de trabalho dos extensionistas rurais; as atuais contradições em relação aos públicos prioritários de ATER, entre outros temas afins.

Ressalta-se que estudos comparativos e estudos de cunho regional, estadual, nacional e internacional são encorajados. Por fim, acrescenta-se que o presente dossiê preza pela qualidade analítica dos estudos, pois tem pretensão de se configurar como fonte bibliográfica atualizada para o ensino de Extensão Rural no Brasil.