Youth in situations of deprivation of liberty: a study based on theses defended in Brazil (2007-2016)

Main Article Content

Luiza Sanchez Ferreira
Eliane Regina Pereira
https://orcid.org/0000-0001-6372-9059
Renata Fabiana Pegoraro

Abstract

The article 112 of Brazil's Children and Adolescents Statute presents socio-educational measures as an educational and non-punitive instrument, which should be adopted in exceptional circumstances. In this context, this research aimed to understand how the deprivation of freedom as a socio-educational measure interferes with the development of young people in Brazil. The resulting survey comprehends Ph.D. theses indexed in the CAPES database on punishing adolescents with deprivation of freedom, through the period between 2007 and 2016. The analysis of 17 theses has shown that the measure of deprivation of freedom produced negative results, such as idleness and the lack of stimulus for social reintegration. A limited number of studies presented proposals for activities in the daily life of inpatient units that include education, leisure, professional development, culture, listening and care spaces, which could provide new perspectives for life, placement, and social positions.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
FERREIRA, L. S. .; PEREIRA, E. R.; PEGORARO, R. F. Youth in situations of deprivation of liberty: a study based on theses defended in Brazil (2007-2016). Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 20, p. 1–21, 2020. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.20.2015166.021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/15166. Acesso em: 21 nov. 2024.
Section
Seção Temática 30 anos do ECA - Estatuto da Criança e Adolescente
Author Biographies

Luiza Sanchez Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: luiza.sanchez@hotmail.com

Eliane Regina Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, Doutora e Mestre em Psicologia pela UFSC, psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: eliane@ufu.br. 

Renata Fabiana Pegoraro, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, Doutora e Mestre em Psicologia pela USP – Ribeirão, especialista em Saúde Coletiva pela UFSCar, psicóloga pela USP-Ribeirão. Atualmente é docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.E-mail: rfpegoraro@yahoo.com.br.

References

ABDALLA, J de. F. S. Aprisionando para educar adolescentes em conflito com a lei: memória, paradoxos e perspectivas. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil, 2013.

AGUIAR, W. M. J. de; SOARES, J. R.; MACHADO, V. C.. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 155, p. 56-75, Mar. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000100056&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/198053142818.

BARBOSA, J. P. Pedagogia Socioeducativa – Repensando a socioeducação: um encontro entre Educação Libertadora e Justiça Restaurativa. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil, 2013.

BRASIL. MDH divulga dados sobre adolescentes em unidades de internação e semiliberdade. Disponível em https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/todas-as-noticias/2018/marco/mdh-divulga-dados-sobre-adolescentes-em-unidades-de-internacao-e-semiliberdade> Acesso em: 09 abr. 2020

BESSA, A. C. C. Justiça Restaurativa como mecanismo de realização do direito à ressocialização do adolescente que cometeu ato infracional: uma contribuição para otimizar a aplicação do princípio constitucional de proteção integral. 2016 - Tese (Doutorado em Direito Constitucional), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Recife, CE, Brasil, 2016.

BOAS, C. C. V. A atenção à saúde do adolescente privado de liberdade em Belo Horizonte: impasses e desafios. 2014 - Tese (Doutorado em Medicina), Faculdade de Medicina, Universidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2014.

BRASIL. Constituição Federal Brasileira. (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 09 abr. 2020

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. [recurso eletrônico]: Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e legislação correlata. – 13. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, 1990. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/534718/eca_1ed.pdf. Acesso em: 09 abr. 2020

CELESTINO, S. Entre a FUNABEM e o SINASE: A dialética do atendimento socioeducativo no Brasil. 2015 - Tese (Doutorado em Serviço Social), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2015.

COMISSÃO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA [CNDH-CFP]. Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil [CF- -OAB]. Um Retrato das Unidades de Internação de Adolescentes em conflito com a lei. 2006. (2. ed.). Disponível em: www.crpsp.org.br/relatorio_oab.pdf. Acesso em: 09 abr. 2020

COSTA, C. R. B. S. F. Contexto Socioeducativo e a Proteção a Adolescentes em Cumprimento de Medida Judicial de Internação no Amazonas. 2007 - Tese (Doutorado em Saúde Pública), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2007.

COUTINHO, M. da P. de L. et al. Prática de privação de liberdade em adolescentes: um enfoque psicossociológico. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 1, p. 101-109, Mar. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722011000100012&lng=en&nrm=iso>. Acessoem: 27 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-73722011000100012.

FERNANDES, J. F. Educação musical de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa através do canto coral. 2012 - Tese (Doutorado em Artes), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil, 2012.

FIALHO, L. M. F. A experiência socioeducativa de internação na vida de jovens em conflito com a lei. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil, 2012.

FREITAS, A. C. V. E isso é bandido? Engajamentos à vida do crime na Região Metropolitana da Grande Vitória. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2016.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia Serviços aúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, mar. 2014. Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 27 ago. 2020.

KAMINSKI, J. Menores e crianças: uma breve análise histórica da infância e adolescência no Brasil. Akrópolis, v. 20, n. 2, p. 81-92. 2012, Disponível em: http://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/4644/2767. Acesso em: 09 abr. 2020

JUNIOR, A. G. O adolescente infrator e os desafios da política de atendimento à infância e adolescência institucionalizada. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, Brasil, 2015.

MACHADO, E. B. L. A. Medida Socioeducativa de Internação: do discurso (eufemista) à prática judicial (perversa) e à execução (mortificadora): um estudo do continuum punitivo sobre adolescentes do sexo feminino em conflito com a lei na cidade de Recife, PE. 2014. Tese (Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito do Recife, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil, 2014.

MASELLA, M. A. A inclusão do adolescente autor de ato infracional e a rede de proteção: um olhar interdisciplinar. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil, 2014.

MIRANDA DE, A. A. B.; AGUINSKY, B. G.; COSTA DA, C.; SILVA DA, M. J. J. C.; MARQUES, S. M. M. Adolescentes em conflito com a lei e direitos humanos: desafios para implementação do SINASE. Revista de Políticas Públicas, número especial, p. 369-378. 2014. Disponível em e: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/2728/3927. Acesso em: 09 abr. 2020

MONTE, F. F. de C. et al . Adolescentes autores de atos infracionais: psicologia moral e legislação. Psicologia Social, Florianópolis , v. 23, n. 1, p. 125-134, Apr. 2011 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822011000100014&lng=en&nrm=iso>. Acessoem: 27 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/S0102-71822011000100014.

MOREIRA, J. de O.; GUERRA, A. M. C.; DRAWIN, C. R.. Violência Juvenil e Medidas Socioeducativas: Revisão de Literatura. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 33, e3337, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100305&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 Aug. 2020.

MOREIRA, J. O.; SOUZA DE, J. M. P.; MELGAÇO, P.; GUERA, A. M. C.; PEIXOTO, M. L. V. Os Desafios da Aplicação de Medida Socioeducativa no Brasil: Uma Reflexão sobre Diferentes Relatos de Experiências. Psychologia Latina, v. 5, n. 1, p. 1-10. 2014. Disponível em: https://psicologia.ucm.es/data/cont/docs/29-2014-07-29-01%20OLIVEIRA%20(2).pdf. Acesso em: 09 abr. 2020

MOREIRA, R. R. “Meninos do CENSE” – As relações de estigmatização, violência e disciplinarização de adolescentes em conflito com a lei internados. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2011.

PADOVANI, A. S.; RISTUM, M.. Significados Construídos acerca das Instituições Socioeducativas: Entre o Imaginado e o Vivido. Psico-USF, Itatiba , v. 21, n. 3, p. 609-622, Dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712016000300609&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 Aug. 2020. https://doi.org/10.1590/1413-82712016210314.

REIS, V. S. O ensino-aprendizagem do inglês como língua estrangeira (ILE) no espaço dentro-fora da lei de uma unidade socioeducativa para adolescentes infratores. 2011. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil, 2011.

SANTIBANEZ, D. A. C. S. Sujeição Criminal e Inclusão Marginal no Sistema Socioeducativo: uma análise qualitativa das percepções de agentes do meio aberto e fechado. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Ciências Sociais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil, 2016.

SILVA, M. M. C. Nos Mundos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas: adolescentes, agentes e técnicos nos contextos da administração da justiça para a juventude. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2013.

SINASE. Sistema Nacional Socioeducativo. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12594.htm Acesso em: 09 abr. 2020

SOUZA, J. M. P. Responsabilização do adolescente no cumprimento da medida socioeducativa: enlaces da Psicanálise com o Direito. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Belo Horizonte, MG, Brasil, 2015.

SOUZA, T. M. C.; BARCELOS, M. V. Representações sociais de adolescentes em conflito com a lei. Perspectivas em Psicologia, v.17, n. 1, p. 65-82. 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/viewFile/27667/15147. Acesso em: 09 abr. 2020

TEIXEIRA, C. K. As medidas socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente e seus parâmetros normativos de aplicação. Revista da ESMESC, v. 20, n.26, p.151-202. 2013. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/76-150-1-sm.pdf. Acesso em: 09 abr. 2020.