Academic and professional paths of the graduates in Professional and Technological Education from IFPR campus Assis Chateaubriand/PR
Main Article Content
Abstract
This paper is part of a dissertation research and aimed to identify which were the professional and educational paths of the graduates in Professional and Technological Education courses offered by the Federal Institute of Paraná, campus Assis Chateaubriand. The case study was carried out with students graduating between 2011 and 2018 in Electromechanics, Electrotechnics and Informatics technical courses. Structured questionnaires were used to collect the data. The results showed that the students of the
Integrated courses sought Professional Education as a way of preparing for access to higher education. Among the graduates of the Subsequent courses, the main reason given by them to take the technical course was the opportunity to train and/or update knowledge required by the activities of the labor market and most of the graduates work in an area strongly related to the training obtained. It was also possible to identify that most graduates remained in the municipality or in the Western Paraná Mesoregion, highlighting the Campus’ contribution to the strengthening of human capital in the region.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
References
ANDRADE, E. L. de; BARBOSA, N. B. Políticas públicas de educação profissional e a inserção de egressos no mercado de trabalho. Trabalho & Educação, v. 26, n. 2, p. 171-187, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9657. Acesso em 28 dez. 2021.
BARBOSA FILHO, F. de H.; PESSÔA, S. de A. Educação e crescimento: o que a evidência empírica e teórica mostra. Revista Economia, v. 11, n. 2, p. 265-303, 2010.
BARBOSA FILHO, F. de H.; PESSÔA, S. de A. Educação e crescimento: o que a evidência empírica e teórica mostra. Revista Economia, v. 11, n. 2, p. 265-303, 2010.
BECKER, G. S. Human capital: theoretical and empirical analysis, with special reference to education. 3. ed. University of Chicago press, 1993.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Concepção e diretrizes. Brasília: MEC/SETEC, 2008a. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/institucional/normas-e-leis/concepcao-e-diretrizes-dos-institutos.pdf/view. Acesso em: 07 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2008. 2008b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 18 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Desenvolvimento Regional. I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional: Texto de Referência. 2012. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/participacao/conferencias-2/756-1-conferencia-nacional-de-desenvolvimento-regional.Acesso em: 09 abr. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 2020 - Unidades da Rede Federal de EPCT. 2021. Disponível em: http://dadosabertos.mec.gov.br/pronatec/item/122-2020-unidades-da-rede-federal-de-epct. Acesso em: 08 fev. 2022.
CARVALHO JUNIOR, J. R. A. de. Uma proposta de intervenção gerencial para a inserção dos egressos de cursos técnicos do IFES campus Guarapari no mercado de trabalho local. 2018.
Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
CAVALCANTE, J.J. A inserção social dos estudantes egressos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a nova institucionalidade da educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.
FERREIRA, R. A.; TENÓRIO, R, M. Avaliação educacional e indicadores de qualidade: um enfoque epistemológico e metodológico. In: TENÓRIO, R. M.; LOPES, U. de M. (org.). Avaliação e gestão: teorias e práticas. Salvador: EDUFBA, 2010, p. 143-182.
HADDAD, P. R. Capitais intangíveis e desenvolvimento regional. Revista de economia, v. 35, n. 3, 2009. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/economia/article/viewFile/16712/11111. Acesso em: 01 fev. 2022.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em:https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101760. Acesso em: 01 fev.2022.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=34039&t=resultados. Acesso em: 15 out. 2022.
KEMPTON, L.; REGO, M. C.; ALVES, L. R.; VALLANCE, P.; SERRA, M. A.; TEWDWR-JONES, M. 2. Understanding the contributions of universities to regional development. Regional Studies Policy Impact Books, v. 3, p. 13-32, 2021.DOI: https://doi.org/10.1080/2578711X.2021.1891765.
MONDINI, V. E. D.; FRONTELI, M. H.; MARTINEZ, C. H. Avaliação dos egressos do curso técnico de administração do IFSC: formação profissional, empregabilidade e continuidade dos estudos. Revista NUPEM, v. 12, n. 25, p. 105-123, 2020. Disponível em: http://200.201.12.34/index.php/nupem/article/view/5606. Acesso em: 28 dez. 2021.
NASCIMENTO, S. V. Avaliação da política pública de educação profissional: eficácia e efetividade dos cursos técnicos no Instituto Federal da Bahia Campus Camaçari. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, Salvador, 2014.
PACHECO, E. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 4-22, 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/download/575/437. Acesso em: 19 ago. 2022.
PARANÁ. Agência Estadual de Notícias. Com 118 mil novas vagas, Paraná liderou geração de empregos no Sul em 2022. 2023. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Com-118-milnovas-vagas-Parana-liderou-geracao-de-empregos-no-Sul-em-2022#. Acesso em: 11 set. 2023.
PIACENTI, C. A. Indicadores do potencial de desenvolvimento endógeno dos municípios paranaenses. Foz do Iguaçu: Parque Itaipu, 2016.
PORTZ, T. M.; GALLI, M. C.; PETRY, C. D. A.; SANDESKI, V. E.; FIGUEIRA, E. P. P.; PROFETA FILHO, A. M. A construção participativa de um anseio da comunidade chateaubriandense. In: ZANATTA, O. A.; ESTEVAM, M.; TAVARES, V. dos S.; MENEZES, R. R. A. da C. N. (org.). Passado, presente e futuro: 10 anos de IFPR. Curitiba: Editora IFPR, 2019, p. 28-42.
PUTNAM, R. D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317. Acesso em: 31 de out. 2021.
SCHULTZ, T. W. Investindo no povo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SILVA, A. A. da. Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS – campus Lagarto: formação e atuação no mundo do trabalho. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
VIEIRA, M. da S. O. C.; SILVA, J. M. T.; GOMES, D. C. O papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) para a qualificação e empregabilidade: um estudo dos egressos do curso de Informática do IFRN em Currais Novos/RN. Holos, v. 1, p. 168-181, 2011. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/holos/article/view/514. Acesso em: 28 dez. 2021.