ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DAS FIRMAS LÍDERES DO SETOR METAL – MECÂNICO DE PONTA GROSSA
Main Article Content
Abstract
Neste artigo discutimos a concorrência dinâmica na indústria em sentido amplo envolvendo as cinco forças competitivas: fornecedores, compradores, entrantes potenciais, os concorrentes na indústria e ainda os produtos substitutos; deste modo conhecendo o padrão de concorrência vigente em cada mercado (preço, qualidade, custo, etc). A partir disto uma empresa poderá proteger-se das cinco forças competitivas formulando ações que determinem uma posição vantajosa ou competitiva. Frente a este contexto esta pesquisa traz ainda as três estratégias genéricas: liderança no custo total, diferenciação e enfoque como ações a serem desenvolvidas para enfrentar as forças competitivas. Desta forma o trabalho apresentado, analisa a competitividade das firmas líderes do setor metal-mecânico em Ponta Grossa, a partir de 1990. Os dados primários foram obtidos através de questionários e entrevistas. O estudo descreve a competitividade e aponta a utilização informal de estratégias de diferenciação e enfoque nas empresas estudadas.
PALAVRAS-CHAVE: indústria, novas tecnologias, competitividade, estratégias, setor metal-mecânico.
Downloads
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
