Acrobacias da dor: tópicos sobre a violência do Estado, do trabalho e da liberdade no mundo burguês (Dealing with pain: issues on the violence of the state, work and freedom in the bourgeois world) DOI: http://dx.doi.org/10.5212/Emancipacao.v.9i1.039053
Main Article Content
Abstract
Partindo da exposição e análise das bases lógica e histórica da modernização capitalista, contidas na crítica da Economia Política de Karl Marx, o presente artigo aborda a violência inerente à gênese e funcionamento do Estado, do trabalho e da liberdade no mundo burguês. Com o intuito de desvelar tal essência repressiva, empenhou-se em sublinhar o caráter fetichista da sociedade da mercadoria que, mediante um diversificado processo coercitivo, converteu-se em meio para a realização dos imperativos de auto valorização do capital.
Palavras-chave: Violência. Dor. Estado. Trabalho. Liberdade.
Abstract: The logical and historical bases of capitalist modernization present in Karl Marx’s criticism to Political Economy were the bases for this article. The article addresses violence as an inherent aspect related to the genesis and functioning of the State, of work and freedom in the capitalist world. In order to unravel such repressive essence there is an effort to stress the fetichist character of the society of goods which, through a diversified coercive process, became the means to realize the urgencies of capital self valorization.
Keywords: Violence. Pain. State. Work. Freedom.
Metrics
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.