Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002

Main Article Content

Guilherme Veiga Rios
Renato Hilário dos Reis

Abstract

Resumo: Este artigo visa abordar preliminarmente a constituição da linguagem como parte integrante do desenvolvimento da espécie animal e humana. Focamos também o papel do trabalho nessa constituição. Com base nessa perspectiva, apresentamos indicações de tal desenvolvimento em nossa atuação em processo no Projeto de Alfabetização e Formação de Alfabetizadores de Jovens e Adultos, na cidade do Paranoá, no Distrito Federal. Sua metodologia é pautada pelos princípios da pesquisa-ação. Os resultados apontam que o enfrentamento da necessidade de existência e sobrevivência, entendida como Situação-Problema-Desafio, é a base da constituição humana de alfabetizandas/os e do seu processo alfabetizador no real concreto de uma experiência de educação popular.

 

Palavras-chave: Alfabetização de adultos. Educação popular. Desenvolvimento humano e linguagem.

Abstract: This article aims at a preliminary approach on the constitution of language as integral to the development of the human and animal species. We focus also on the role of work in this constitution. Based on this view, we give some hints of this development from our practice in the process of the Adult Literacy and Teacher Development Project at the city of Paranoá, Distrito Federal. Its methodology is guided by the principles of action-research. The findings point out that dealing with the need to existence and survival, understood as Situation-Problem-Challenge, is the basis for the human constitution of adult literacy learners and their literacy education process in the concrete reality of a popular education experience.

 

Keywords: Adult literacy education. Popular education. Human development and language.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
RIOS, G. V.; DOS REIS, R. H. Alfabetização de adultos, como linguagem-desenvolvimento do ser-humano (Adult literacy education, as language-development of the human being) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 16, n. 2, p. 205–218, 2017. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/7215. Acesso em: 24 nov. 2024.
Section
Artigos
Author Biographies

Guilherme Veiga Rios, Universidade de Brasília

Pesquisador-colaborador Pleno do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade e Professor do Programa de Pós-graduação em Linguística da UnB

Renato Hilário dos Reis, Universidade de Brasília

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UnB