EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O ESTADO INTERVENCIONISTA: VELHOS PROBLEMAS OU “NOVAS” SOLUÇÕES?

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Jefferson Carriello Carmo

Abstract

O objetivo deste texto é mostrar dois momentos que perpasssam a educação profissional. Primeiro, através do planejamento estratégico, o Estado adequa às suas necessidades econômicas e produtivas, a educação através das legislações educacionais e prepara o aluno para o trabalho, tendo como respaldo as empresas e os organismos diretamente ligados ao capital, cuja finalidade são os aspectos operacionais de treinamento, para o exercício da mão-de-obra qualificada. Segundo, através das teses neoliberais, a proposta central é a do mercado de livre comércio e a diminuição do intervencionismo estatal na economia. A função da escola passa a ser mais ampla; sua abrangência é redefinida em relação às suas funções tradicionais ideológicas e socializadoras; passa a ter como finalidade principal a formação técnica e comportamental de um novo tipo humano capaz de decifrar os novos códigos culturais de uma civilização técnico-científica. A educação profissional é incorporada à lógica do mercado, sendo uma das suas marcas a construção de um novo consenso, no qual o espaço público deixou de ser percebido como lugar de conquista e direito da sociedade e passou a ser lido como um entrave ao livre desenvolvimento das aptidões individuais que se expressam na iniciativa privada.

 

PALAVRAS CHAVE: Ensino Profissional, Estado, Legislação Educacional, Lógica do Mercado; Neoliberalismo.

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How to Cite
CARMO, J. C. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O ESTADO INTERVENCIONISTA: VELHOS PROBLEMAS OU “NOVAS” SOLUÇÕES?. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/76. Acesso em: 7 jun. 2025.
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Artigos
Author Biography

Jefferson Carriello Carmo, Uniso - Universidade de Sorocaba

Mestre e Doutor em Educação pela – UNICAMP Universidade Estadual de Campinas, na área de concentração Educação, Sociedade e Cultura. Pós-Doutornado em História Social do Trabalho. Departamanto de História da UNICAMP. Universidade de Sorocaba – UNISO – Faculdades Integradas de Itapetiniga – FKB Pesquisador Colaborador Voluntário – UNICAMP