A Cor Canela e a Cidade Loira: um estudo de caso sobre a identidade dos povos originários no contexto urbanizado de Blumenau (The Cinnamon Color and the Blonde City: a case study on the identity of people originated...)Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0010
Main Article Content
Abstract
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a identidade indígena no contexto urbanizado da cidade de Blumenau. Para tanto foi feita uma entrevista em formato de História Oral e revisão bibliográfica de diversas obras no campo da psicologia e áreas afins. A pesquisa é pautada na história de Vaiká uma indígena que vem para Blumenau ainda criança e vivencia diversas situações excludentes. A identidade não é tida como um conceito estático, e sim em constante transformação e dialética com o meio, que neste caso se alterna entre a Terra Indígena Xokleng/Laklãnõ e a cidade de Blumenau. O movimento dialético de Vaiká ocasiona a criação e recriação de seu modo, que vivencia em Blumenau um contexto mediador mas também excludente. Diante de sua movimentação a Terra Indígena é reconhecida como acolhedora e o contexto urbanizado como excludente.
Palavras-chave: Identidade. Indígena. Blumenau
Abstract: This research has as its theme the indigenous identity in the context of the urbanized city of Blumenau, seeking to understand this movement. To do so it was made an oral history format interview and the review of several studies in the fields of psychology and related areas. The research is based on the story of an indigenous, named Vaiká, that goes to Blumenau as a child and experiences many diverse excluding situations. The identity is not taken as a pre-established concept but, in constant transformation and dialectic with the environment, which in this case alternates between the indigenous land Xokleng/Laklãnõ and the city of Blumenau. The dialectical movement of Vaiká causes the creation and recreation of her experience in Blumenau, a mediator but also excluding context. This movement causes the creation and re-creation of her identity, but nothing is ignored, because identity is in constant motion. Thus, the Indigenous land is recognized as comforting and Blumenau as exclusionary.
Keywords: Identity. Indigenous. Blumenau
Metrics
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.