O Ensino Superior no Sudoeste do Paraná: origem e trajetória de transformação da FACIBEL (Higher education in the Southwest of the Paraná State: origins and transformation process of the FACIBEL)
Contenido principal del artículo
Resumen
As Fundações Municipais de Ensino Superior foram criadas pelo poder público municipal, em consonância com as políticas do governo brasileiro que preconizavam a expansão e interiorização do ensino superior. É nesse universo em que se inseriu a Fundação Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão – FACIBEL, e é através de uma análise da história do ensino superior e sua relação com o contexto socioeconômico e político que se busca contextualizar o processo de sua criação, sua existência e sua transformação. Este artigo, numa perspectiva histórica, descritiva e analítica, resgata a sua memória e revela para a compreensão toda a dinâmica do processo de criação do ensino superior em Francisco Beltrão, sua trajetória de superação e avanços dentro de um contexto que marcou o passado da cidade e da região, inserindo muitos atores e seus papéis nesse recorte da história regional.
Palavras-chave: Ensino Superior. História. Transformação.
Abstract: The Municipal Foundations of Higher Education were created by the municipal government, in line with the policies of the Brazilian government, and promoting the expansion and internalization of higher education. It is in this context that the Fundação Faculdade de Ciências Francisco Beltrão – FACIBEL is inserted, and it is by means of an analysis of the history of higher education and its relation to the social, economical, and political scenarios that we seek to contextualize its creation process, existence and transformation. This article recovers its memory by means of a historical, descriptive and analytical perspective, revealing the dynamics of the establishing of the higher education system in Francisco Beltrão, as well as its story of triumph and progress within a context that marked the past of the city and the region, inserting many actors and their roles in this slice of regional history.
Keywords: Higher education. History. Transformation.
Métricas
Detalles del artículo
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.