Características dos profissionais e do trabalho extensionista na Empaer-MT frente aos desafios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Contenido principal del artículo

Murilo Didonet de Moraes
https://orcid.org/0000-0001-5842-068X
Antonio Lázaro Sant'Ana

Resumen

Este trabalho objetivou caracterizar o perfil dos profissionais e do trabalho extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), e analisar sua compatibilidade aos pressupostos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural-PNATER. A pesquisa consistiu na aplicação de questionário junto a 62 extensionistas locais da referida Empresa. Evidenciou-se que, frente aos desafios propostos pela institucionalização da PNATER, os aspectos voltados à ação extensionista adquiriram maior relevância do que o perfil profissional, assim como as ações de formação inicial e continuada demonstraram ser essenciais à criação de um ambiente reflexivo e crítico, conforme previsto na Política.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
DIDONET DE MORAES, M.; LÁZARO SANT’ANA, A. . Características dos profissionais e do trabalho extensionista na Empaer-MT frente aos desafios da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 22, n. especial, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.22.2220487.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/20487. Acesso em: 23 nov. 2024.
Sección
Políticas e os processos de Assistências Técnica e Extensão Rural
Biografía del autor/a

Murilo Didonet de Moraes, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ituiutaba

Doutor e Mestre em Agronomia pela Unesp-SP. Engenheiro agrônomo pela UNEMAT – Universidade do Estado do Mato Grossa. Professor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)Unidade: Ituiutaba/MG. E-mail: murilo.moraes@uemg.br.

Antonio Lázaro Sant'Ana, Universidade Estadual Paulista, “Júlio de Mesquita Filho”, Ilha Solteira, SP, Brasil

Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Brasília ( Unb). Professor adjunto da Unesp, campus Ilha Solteira/SP. E-mail: lazaro@agr.feis.unesp.br.

Citas

ANDRADE, A. A. X.; FERREIRA NETO, J. A.; OLIVEIRA, M. L. R.; SILVA, G. B.; MOREIRA, D.C. Do difusionismo às novas perspectivas da extensão rural: ações extensionistas em Ibitiara-BA. Revista UNIARA, v. 16, n. 2, p. 93-106, dez, 2013

BLACKBURN, J.; HOLLAND, J. General introduction. In: Blackburn, J.; Holland, J. (Eds.), Who changes? Institutionalizing participation in development. London: Intermediate Technology Publications, p. 1-8, 1998.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. ATER para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável. 2012. Disponível em: http://www.agricultura.al.gov.br/cedafra/documentacao/1a-conferencia-nacional-sobre-assistencia-tecnica-e-extensao-rural/1a%20CONF%20NACIONAL%20SOBRE%20ATER.PDF. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Lei nº 12.188, de 11 de janeiro de 2010. Brasília, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12188.htm. Acesso em: 20 jan. 2021.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília, 2004. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/conferencias/2CNDRSS/2cndrss%20poltica_nacional.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Resolução N.º 26 de 28 de novembro de 2001. Brasília, 2001. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_arquivos_64/26.%20Sobre%20a%20Pol%C3%ADtica%20Nacional%20de%20ATER%20para%20AF%202001.%20(formato%20pdf).pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

CAVALLET, V. J. A formação do engenheiro agrônomo em questão: a expectativa de um profissional que atenda as demandas sociais do século XXI. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

CHAMBERS, R. Whose Reality Counts? Putting the first last. London: Intermediate Technology Publications, 1997. 320p.

CALLOU, A. B. F.; PIRES, M. L. S.; LEITÃO, M. R. F. A.; SANTOS, M. S. T. O estado da arte do ensino da extensão no Brasil. Revista Extensão Rural, Santa Maria, ano XV, n. 16, jul/dez, 2008.

CAPORAL, F. R. Bases para uma nova Ater pública. Revista Extensão Rural, Santa Maria, ano X, p. 85-117, jan/dez, 2003.

CAPORAL, F. R.. Lei de ATER: exclusão da Agroecologia e outras armadilhas. Cadernos de Agroecologia, Cruz Alta, v. 6, n. 2, p.1-7, dez, 2011.

CAPORAL, F. R. Política Nacional de Ater: primeiros passos de sua implementação e alguns obstáculos e desafios a serem enfrentados. 2005. Disponível em: http://agroecologia.pbworks.com/f/Pnater-+primeiros+passos+Caporal.pdf. Acesso em: 11 dez. 2020.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova extensão rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p.16-37, 2000.

CAPORAL, F. R.; RAMOS, L. F. Da extensão rural convencional à extensão rural para o desenvolvimento sustentável: enfrentar desafios para romper a inércia. Brasília. 2006. Disponível em: <http://agroecologia.pbworks.com/f/Artigo-Caporal-Ladjane-Vers%C3%A3oFinal-ParaCircular-27-09-06.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2021.

DINIZ, P. C. O.; LIMA, J. R. T.; ALMEIDA, A. Chamadas públicas de ATER: primeiras reflexões. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO LATINOAMERICANA DE SOCIOLOGIA, 28., 2011, Recife. Anais [...] Recife: UFPE, 2011. Disponível em: https://xa.yimg.com/kq/groups/23055274/771161992/name/PauloDiniz-Artigo_Chamadas_ATER_v5.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.

DINIZ, P. C. O.; LIMA, J. R. T. Leis, Decretos, Chamadas Públicas, Conferências... A construção da Política Pública de ATER. In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE PRÉ-ALAS BRASIL, 15., 2012, Teresina. Anais [...] Teresina: UFPI, 2012. Disponível em: www.sinteseeventos.com.br/ciso/anaisxvciso/resumos/GT27-25.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.

EMPAER. Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural. Dados institucionais – Atuação. 2018a. Disponível em: http://www.empaer.mt.gov.br/atuacao. Acesso em: 12 jan. 2021.

EMPAER. Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.. Estatuto da Empaer. Cuiabá, 2016.

EMPAER. Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.. Relatório de atividades: Agricultores familiares financiaram recursos na ordem de R$ 80 milhões em 2017. 2018b. Disponível em: http://www.empaer.mt.gov.br/-/9143281-agricultores-familiares-financiaram-recursos-na-ordem-de-r-80-milhoes-em-2017. Acesso em: 12 jan. 2021.

EMPAER. Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.. Plano de Demissão da Empaer recebe 230 adesões e deve gerar economia de R$ 65 milhões na folha salarial. 2021. Disponível em: http://www.empaer.mt.gov.br/-/16530226-plano-de-demissao-da-empaer-recebe-230-adesoes-e-deve-gerar-economia-de-r-65-milhoes-na-folha-salarial. Acesso em: 12 jun. 2022.

FAVERO, E.; SARRIERA, J. C. Extensão rural e intervenção: velhas questões e novos desafios para os profissionais. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 12, n. 1, p. 1-16, 2009.

FPA. Frente Parlamentar da Agropecuária. Recursos para assistência técnica e extensão rural sofrerão cortes de 57% no orçamento para 2020. 2019. Disponível em: https://agencia.fpagropecuaria.org.br/2019/10/15/recursos-para-assistencia-tecnica-e-extensao-rural-sofrerao-cortes-de-57-no-orcamento-para-2020/. Acesso em: 12 jun. 2022.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 93p.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 107 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175p.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Populacional de 2010. 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em: 21 jan. 2021.

LIBÂNEO, J. C. A identidade profissional dos professores e o desenvolvimento de competências. In: LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 5. ed. 2004. Cap. 4, p. 73-94.

LIPSKY, M. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public services. New York: Russell Sage Foundation, 2010. 275p.

LISITA, F. O. Considerações sobre a extensão rural no Brasil. Embrapa Pantanal, Corumbá, n. 77, p.1-3, abr., 2005.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 315p.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2005. 138p.

MOREIRA, R. M.; CARMO, M. S. Agroecologia na construção do desenvolvimento rural sustentável. Agric. São Paulo, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 37-56, jul/dez, 2004.

NASCIMENTO, L. J. Concurso público para EMPAER pode sair até final do ano. 2008. Disponível em: http://www.sonoticias.com.br/noticia/geral/concurso-publico-para-empaer-mato-grosso-pode-sair-ate-final-do-ano. Acesso em: 21 jan. 2021.

PEIXOTO, M. A. Extensão privada e a privatização da extensão: uma análise da indústria de defensivos agrícolas. 2009. Tese (Doutorado em Ciências) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2009.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para uma nova profissão. Revista pedagógica, Porto Alegre, n. 17, p. 8-12, mai/jul, 2001.

SCHUMACHER, A. Líder destaca Ezequiel Fonseca como defensor nacional da agricultura familiar. 2014. Disponível em: http://www.parecis.net/portal/noticias/politica/10470-l%C3%ADder-destaca-ezequiel-fonseca-como-defensor-nacional-da-agricultura-familiar.html. Acesso em: 21 jan. 2021.

SILVA, D. W. A extensão rural entre discursos e práticas. In: ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, 4., 2010, Curitiba. Anais [...] Curitiba: UFPR, 2010. Disponível em: http://www.redesrurais.org.br/sites/default/files/A20rural%20pr%C3%A1ticas.pdf. Acesso em: 12 dez. 2020.

SILVA, G. P.; PINTO, C. M.; BALEM, T. A. formação profissional e elementos da Nova Ater: um estudo com educandos do curso Técnico em Agropecuária. Revista Cadernos de Educação, n. 51, p. 1-22, 2015.

SOBREIRO FILHO, J.; GIRARDI, E. P. Relatório DATALUTA Brasil. n. 21. Presidente Prudente: NERA, 2020. Disponível em: https://www.fct.unesp.br/#!/pesquisa/dataluta/periodicos-dataluta/. Acesso em: 21 jan. 2021.

TRIELLI, D. Layr Mota diz que irá resgatar história da Empaer. Midia News, 2015. Disponível em: http://www.midianews.com.br/politica/layr-mota-diz-que-ira-resgatar-historia-da-empaer/222174. Acesso em: 21 jan. 2021.

WEIZENMANN, D. A construção de citricultores de São José do Hortêncio/RS e o papel da extensão rural. 2013. (Graduação Tecnológica em Desenvolvimento Rural) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Picada Café, 2013.

ZUIN, L.F.S.; ZUIN, P.B.; MANRIQUE, M.A.D. A comunicação dialógica como fator determinante para os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem na capacitação rural: um estudo de caso em um órgão público de extensão localizado no interior do Estado de São Paulo. Ciência Rural, Santa Maria, v. 41, n. 5, p. 917-923, mai, 2011.