Além da cidadania étnica. O pluri-nacionalidade como um projeto de democratização dos povos indígenas: o caso do Equador

Contenido principal del artículo

Jorge Resina de la Fuente

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o que significa o conceito de plurinacionalidade proposta por povos e nações indígenas na América Latina e, mais especificamente, no Equador. Para o efeito, propomos uma reflexão crítica sobre a construção da democracia no país durante as últimas três décadas eo impacto que o projeto de cidadania étnica conduzida pelo Estado pós-corporativista teve durante os anos noventa e dois mil. Assim, apresentamos o debate em torno do multiculturalismo e os processos de democratização na América Latina. Além disso, este trabalho irá utilizar entrevistas qualitativas com lideranças indígenas do Equador para completar a explicação.

Métricas

Cargando métricas ...

Detalles del artículo

Cómo citar
FUENTE, J. R. de la. Além da cidadania étnica. O pluri-nacionalidade como um projeto de democratização dos povos indígenas: o caso do Equador. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 11, n. 2, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/2692. Acesso em: 22 jul. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Jorge Resina de la Fuente, Universidad Complutense de Madrid

Investigador FPU Ministerio de Educación. Facultad de Ciencias Políticas y Sociología. Universidad Complutense de Madrid.