A teoria das representações sociais como referencial didático-metodológico de pesquisa no campo das ciências humanas e sociais aplicadas (The theory of social representations as a teaching-methodology...) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i1.0001
Contenido principal del artículo
Resumen
Este artigo tem como principal objetivo efetuar reflexões acerca da Teoria das Representações Sociais (TRS) de Serge Moscovici como referencial didático-metodológico de pesquisa no campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para tanto, inicialmente são apresentadas algumas definições conceituais gerais que gravitam em torno da palavra representação(ões), bem como uma breve visão panorâmica da Teoria das Representações Sociais. Em seguida, busca-se tecer comentários sobre a abordagem estrutural (ou do núcleo central) de Jean-Claude Abric como suporte teórico e metodológico das representações sociais. Por fim, trazemos à discussão questões concernentes à utilização da Teoria das Representações Sociais no desenvolvimento de pesquisas científicas e sua importância na atualidade. O estudo realizado apontou que a Teoria das Representações Sociais configura-se como um importante instrumento didático-metodológico de pesquisa científica e compreensão de uma determinada realidade existencial pertinente ao campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, uma vez que faz emergir concepções, discursos, reflexões e significados sobre diferentes fenômenos resultantes de experiências e relações concretas vivenciadas pelos sujeitos sociais no cotidiano.
Palavras-chave: Representações sociais. Pesquisa científica. Ciências Humanas. Ciências Sociais Aplicadas.
Abstract: This article main objective is to reflect on Serge Moscovici Social Representations Theory (SRT) as a didactic-methodological reference of research in the field of Applied Social and Human Sciences. To achieve this, first some general conceptual definitions that gravitate around the word representation(s) are presented, as well as a brief overview of the of Social Representations Theory. Then, the structural approach (or core) of Jean-Claude Abric as a theoretical and methodological support of social representations is commented. Finally, questions concerning the use of Social Representations Theory in the development of scientific research and its importance nowadays are brought to discussion. The study showed, at last, that the Social Representations Theory appears as an important teaching and methodological tool to scientific research and understanding of a particular existential reality relevant to the field of Applied Social and Human Sciences, once it brings out conceptions, speeches and reflections about different meanings and phenomena resulting from experience and relationships experienced by concrete social subjects in everyday life.
Keywords: Social representations. Scientific research. Humanities. Applied Social Sciences.
Métricas
Detalles del artículo
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.