Alfabetização de jovens e adultos: instrumento para a transformação social (Youth and adult literacy: instrument to social transformation) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i2.0003
Contenido principal del artículo
Resumen
O estudo objetivou evidenciar a alfabetização como instrumento de ampliação da autonomia de jovens e adultos; bem como a importância do Serviço Social nesta realidade. Trata-se de pesquisa qualitativa, desenvolvida no período de fevereiro a outubro de 2009, tendo como universo 196 alunos diplomados pelo Centro Educacional de Jovens e Adultos de Bauru/SP em 2008, cuja amostra é de 12,75% (25 sujeitos). Os instrumentais de coleta de dados foram observação e entrevista. Os resultados apontam que as dificuldades percebidas pela não alfabetização estão relacionadas à vida cotidiana e responsabilidades do emprego. Há procura pelo CEJA para adquirir conhecimento e diploma; os
avanços se relacionam ao reconhecimento profissional, à melhoria na renda, ao desenvolvimento das atividades cotidianas e às interações sociais e familiares. Conclui-se que o CEJA tem que alterar as condições de atendimento para atingir plenamente seu objetivo. A inserção do assistente social contribuirá para a efetiva ampliação da autonomia desses alunos.
Palavras-chave: Alfabetização. Educação de jovens e adultos. Serviço social escolar.
Abstract: The study aimed to demonstrate literacy as a tool to expand the autonomy of young people and adults as well as the importance of Social Services in this reality. This is a qualitative research, carried out from February to October 2009, with 196 graduates of Education Center for youth and adults of Bauru/SP in 2008, whose sample is 12.75% (25 subjects). The instruments for data collection were observation and interview. The results show that the difficulties perceived by the non-literacy are related to everyday life and responsibilities of the job. There is a demand for CEJA to acquire knowledge and diploma; the progresses relate to the professional recognition, to the income improvement, to the development of everyday activities and social and familiar interaction. It is concluded that the CEJA
have to modify the conditions of service to fully achieve its goal. The insertion of social workers contributes to the effective expansion of the autonomy of these students.
Keywords: Literacy. Adult and youth education. Social workschool.
Métricas
Detalles del artículo
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.