A greve dos professores no Paraná em 2015: política, subjetividade, resistência (Educational strikes in Paraná 2015: politics, subjectivity, resistance) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i2.0009

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Murilo Duarte Costa Corrêa

Resumen

Resumo: os ciclos de greves dos professores da rede pública de ensino doEstado do Paraná, que culminaram no trágico episódio repressivo de 29 de abril de 2015, foram atravessados por uma intensa disputa pela condução e pelo controle dos signos que se plasmariam na opinião pública. O governo estadual procurava alterar os significados sociais dos três eixos que, ao se confundirem ao infinito, compunham o potencial coletivo das greves dos professores do Estado: sua política, sua subjetividade e sua resistência. É ao redor desses três eixos, e de suas hibridações práticas, que se pretende analisar a conjuntura política dos ciclos das greves de 2015, descrevendo suas conexões inaparentes com as novas dinâmicas de manifestações populares, que encontram seu marco nos levantes que se iniciaram em junho de 2013, os processos de subjetivação envolvidos e as ramificações locais das lutas do público e do comum contra medidas de austeridade. Para tanto, o texto se vale do método de análise da conjuntura política que envolve o episódio de 29 de abril, fundada teoricamente em categorias filiadas pós-estruturalismo contemporâneo – sobretudo à obra de Michael Hardt e Antonio Negri – e empiricamente na análise de crítica de artigos de jornais, periódicos e sites a respeito do objeto de estudo.

 

Palavras-Chave: Greves. Estado do Paraná. Movimentos Sociais. Contemporâneos. Análise de conjuntura.

Abstract: The educational strikes in Paraná, which resulted in the tragic repressive episode of April 29th 2015, were crossed by an intense dispute to conduct and control the signs from which public opinion would later emerge. The State government tried to modify the social meaning of three political axes consisting in the collective potential of those strikes: their politics, subjectivity and forms of resistance. Concerning these three axes, and their processes and practices of hybridation, this essay aims to analyse the political conjuncture of 2015 strikes in Paraná, describing their unapparent connections to the new dynamics of contemporary social movements, since the mass protests of june 2013 in Brazil, the subjectivation processes implicated and the local ramifications of political battles against austerity and pro public and common solutions. Therefore, the method of conjuncture analysis is mobilized within contemporary post-structural categories, concerning mainly the works of Michael Hardt and Antonio Negri, as well as the critical analysis of newspaper, periodic and websites related to the object of research.

 

Keywords: Strikes. Paraná State. Contemporary Social Movements. Conjunctural analisys.

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Cómo citar
CORRÊA, M. D. C. A greve dos professores no Paraná em 2015: política, subjetividade, resistência (Educational strikes in Paraná 2015: politics, subjectivity, resistance) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.15i2.0009. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 15, n. 2, p. 317–335, 2016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/7922. Acesso em: 22 nov. 2024.
Sección
Artigos
Biografía del autor/a

Murilo Duarte Costa Corrêa, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Aplicadas e Departamento de Direito de Estado

Professor Adjunto de Teoria Política do Departamento de Direito de Estado e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doutor (USP) e mestre (UFSC) em Filosofia e Teoria Geral do Direito. Autor de “Direito e Ruptura” e “Anistia e as ambivalências do cinismo” (Juruá, 2013).

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