Do Programa Mulheres Mil ao Pronatec: uma análise das interfaces entre o perfil socioeconômico das mulheres e sua inserção no mercado do trabalho (From Thousand Women Program to Pronatec: an analysis of the interfaces between the socioeconomic...)
Contenu principal de l'article
Résumé
Resumo: Neste trabalho discutiram-se questões relativas à associação entre o perfil feminino do Programa Mulheres Mil (PMM) e sua inserção no mercado de trabalho, considerando dois tipos de gestão do programa: PMM, de 2011 a 2013, e Programa Pronatec Mulheres Mil, de 2014 a 2015. Para tanto, utilizou-se de uma abordagem quantitativa, por meio do software PSPP, com dados extraídos dos questionários do Perfil Socioeconômico e da Avaliação das Mulheres participantes do programa, vinculado ao Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Barbacena, que foram analisados pela regressão logística binária e pelo teste quiquadrado. Os resultados evidenciaram que a vinculação do Programa Mulheres Mil ao Pronatec foi significativa, pela absorção de mulheres mais vulneráveis. Entretanto, constatou-se que o ingresso no mercado laboral independe do processo de gestão do programa, mas, sim, do nível de escolaridade feminino e da renda familiar, que interferem no aumento das capacidades e oportunidades sociais.
Abstract: In this work, we discussed issues related to the association between women’s profile of the Thousand Women Program (PMM) and their insertion in the labor market, considering two types of program management: PMM from 2011 to 2013 and PRONATEC-Thousand Women Program, from 2014 to 2015. For this, a quantitative approach was used, through PSPP software, with data extracted from the “Socioeconomic Profile” and “Women’s Assessment” questionnaires, participants of the Program, linked to the Federal Institute of the Southeast of Minas Gerais - Campus Barbacena, which were analyzed by binary logistic regression and chi-square test. The results showed that the connection of the Thousand Women Program to PRONATEC was significant by the absorption of the most vulnerable women. However, entry into the labor market is independent of the management process of the program, but of the level of female education and family income, which interfere with the increase of social capacities and opportunities.
Keywords: Public Policy. Female profile. Labor market.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Références
ALVES, José Eustáquio Diniz; CORRÊA, Sônia. Igualdade e desigualdade de gênero no Brasil: um panorama preliminar, 15 anos depois do Cairo. Brasil, 15 anos após a Conferência do Cairo. Campinas: Abep, 2009. p. 121-223
ALVINO-BORBA, Andreilcy; MATA-LIMA, Herlander. Exclusão e inclusão social nas sociedades modernas: um olhar sobre a situação em Portugal e na União Europeia. Serv. Soc. Soc, n. 106, p. 219-240, 2011.
ARAÚJO, S. M. P. Mulheres em situação de fragilidade social e o Programa Mulheres Mil: o papel das políticas na perspectiva de emancipação para o trabalho. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
BARROSO, Carmen. Metas de desenvolvimento do milênio, educação e igualdade de gênero. Cad. Pesqui., São Paulo, v. 34, n. 123, p. 573-582, dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300004&lng=en&nrm=isohttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 dez. 2018.
BAYLÃO, André Luís da Silva; SCHETTINO, Elisa Mara Oliveira. A inserção da mulher no mercado de trabalho brasileiro. In: SEGeT-SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 11., Resende, RJ. Anais... Resende, RJ, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura – (MEC). Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Guia metodológico do sistema de acesso, permanência e êxito. Brasília: SETEC, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Mulheres Mil. Disponível em: <http://mulheresmil.mec.gov.br/>. Acesso em: 22 mai. 2017.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Pronatec. Brasil Sem Miséria. Mulheres Mil. 2014. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicac ao/brasil_sem_miseria/cartilha_mulheres_mil.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2018.
CAMPOS, Jussara Maysa Silva. Qualificação Profissional de mulheres e a Segurança Alimentar e Nutricional. 2015, 160 f. Tese de doutorado/ Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Brasília, 2015
CORCETTI, B.; SOUZA, S. P.; LORETO, M. D. S. O “Programa Mulheres Mil” no Espírito Santo: uma política pública educacional de equidade de gênero? Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v.26, n.100, p. 911-943, 2018.
DALFIOR, Eduardo Tonole; LIMA, Rita de Cássia Duarte; ANDRADE, Maria Angélica Carvalho. Reflexões sobre análise de implementação de políticas de saúde. Saúde Debate, v. 39, n. 104, p. 210-225, 2015
DAMASCENO, Patrícia. O Programa Mulheres Mil pela via Trabalho e Educação: Uma experiência desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas) –, Universidade Federal de Ceará. Fortaleza, 2017.
DANCEY, Christine P. Estatística sem matemática para psicólogos. Tradução:. Lorí Viali. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FILHO. Naércio Menezes. A escolaridade e a relação com emprego e salário. Disponível em: <http://www.buscajovem.org.br/noticias/artigo-a-escolaridade-e-a-relacao-com-emprego-e-salariohttp://www.buscajovem.org.br/noticias/artigo-a-escolaridade-e-a-relacao-com-emprego-e-salario> . Acesso em: 01 fevereiro fev. 2018.
GODINHO, Tatau. Construindo a igualdade combatendo a discriminação. In: GODINHO, Tatau; SILVEIRA, Maria Lúcia da. Política públicas e Igualdade de Gênero. 8. ed. São Paulo: Coordenadoria Especial da Mulher, 2004. p. 55-64.
HAIR JR., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 688 p.
KARAM, Karine de Almeida Regressão logística: um modelo de risco de cancelamento de clientes. 98 f. Dissertação (Mestrado) –Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2006.
KINGDON, J. W. Agendas, alternatives, and public policy. 2. ed. Boston: Little, 1984.
LAGOS, Márcia Beralfo. “Palmas para Mulheres Mil” em comunidades quilombolas: a participação do IFPR – campus Palmas no Programa Nacional de Inclusão Social. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
MENDES E SILVA, Tássia. A educação profissional e a política pública mulheres mil: a implementação no âmbito do IFMA em São Luís. 2015. 102 f.. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) –, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
NATIVIDADE, Daise Rosas da. Empreendedorismo feminino no Brasil: políticas públicas sob análise. Revista. Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 1, p. 231-256, fev. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0034-76122009000100011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 dez. 2018.
OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Silva Moreira. Programa mulheres mil no Instituto Federal de Sergipe: Interfaces com a educação e o trabalho. 2013. 157 fl. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal do Sergipe, 2013.
OLIVEIRA, Lusandra Almeida de; VIEIRA, Cristiane Maria; FELDENS, Dinamara Garcia. O avanço do Programa Mulheres Mil com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-Pronatec. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, v. 3, n. 2, p. 251-260, 2016.
PREZOTTI FILHO, Paulo Roberto. Programas Educacionais com recorte de gênero em Guarapari (ES): Caminhos da Inclusão para o mundo do trabalho? In: ANPAD, 38, Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro: ANPAD, 2014.
REIS, Suzéte da Silva; FREITAS, Priscila de. A inserção da mulher no mercado de trabalho e a ampliação da participação social no espaço público. In: SEMINÁRIO NACIONAL DEMANDAS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, 12., 2016, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul: Unisc, 2016. p. 1-16. Disponível em: <http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/ snpp/article/view/14719http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/ snpp/article/view/14719>. Acesso em: 10 dez. 2018.
RIBEIRO, Letícia Érica Gonçalves. A qualificação profissional e cidadã: um estudo do Programa Mulheres Mil, a partir da experiência do Instituto Federal de Goiás, campus de Luziânia. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
RUA, Maria das Graças; ROMANINI, Roberta. Para aprender política. Instituto de Gestão Economia e Política. Ebook, 2013. Disponível em: <http://igepp.com.br/uploads/ebook/ebook-para_aprender_politicas_publicas-2013.pdf>. Acesso em: 04 fev. 2018.
SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: CENGAGE Learning, 2013.
SILVA, Cleonice Maria da. Formação de trabalhadoras: o programa mulheres mil sob o olhar de suas educadoras. 2016. 157 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal de Lavras, Lavras: UFLA, 2016. 157 p.
SILVEIRA, Tatiana Teixeira; SILVEIRA, Viviane Teixeira. Governamentalidade neoliberal e política política social de inclusão e de gênero na educação profissional e tecnológica: O Programa Mulheres Mil. 2014. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br>. Acesso em: 22 jan. 2018.
SOUZA, Bruna Moares de et al. Análise de fidelização de clientes no segmento de seguros utilizando o método de regressão logística. Revista Mackenzie de Engenharia e Computação, v. 15, n. 1, 2016.