O papel do Estado brasileiro no surgimento e ascensão do agronegócio e sua legitimação social
Contenu principal de l'article
Résumé
O presente trabalho parte da análise das políticas públicas voltadas à ascensão das bases do agronegócio brasileiro para colocar em questão a ideia socialmente legitimada de que este setor confere sustentação econômica ao Estado brasileiro. A hipótese do trabalho é justamente inversa, ou seja, vai no sentido de que é o Estado brasileiro que conferiu e permitiu as condições necessárias para que o agronegócio possa existir e competir no mercado global. O presente artigo tem por objetivo, portanto, demonstrar e evidenciar o protagonismo do Estado brasileiro no surgimento e ascensão do agronegócio, de modo a questionar a celebrada ideia de autonomia deste setor. O foco está na análise de políticas diretas, como crédito rural, incentivos fiscais e garantia de preços mínimos, além de políticas indiretas, como construção e melhoria da infraestrutura, pesquisa, seguro e assistência técnica agropecuária. A presente pesquisa utiliza o método hipotético-dedutivo, partindo-se do problema mencionado para verificar a hipótese oferecida e cumprir o objetivo apresentado, sem perder de vistas a perspectiva crítica acerca dos fenômenos estudados. Quanto às técnicas de pesquisa, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental. Ao final, a contribuição identifica importantes contradições entre discurso e prática do agronegócio que merecem destaque para fazer o contraponto ao discurso hegemônico deste setor na mídia nacional, com importantes repercussões no imaginário social.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.
Références
AGÊNCIA SENADO, [s.d.]. Serviço de extensão rural está presente no campo há mais de 50 anos. Disponível em: http://www.senado.gov.br/noticias/agencia/quadros/qd_063.htm. Acesso em: 20 set. 2022.
ALMEIDA, André Martins de. A política de garantia de preços mínimos - PGPM e a atuação da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB no período após a abertura comercial: mudança institucional e novos instrumentos. 207f. Tese – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.
BACEN, [s.d.]. Programa de Garantia da Atividade Agropecuária PROAGRO – Relatório Circunstanciado 2012 a 2015. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/estabilidadefinanceira/Documents/proagro/relatorios_proagro/PROAGRO-relatorioCircunstanciado2012a2015.pdf. Acesso em: 03 set. 2022.
BERCOVICI, Gilberto. Constituição econômica e desenvolvimento: uma leitura a partir da Constituição de 1988. São Paulo: Malheiros, 2005.
BRUM, Argemiro Jacob. Modernização da agricultura: trigo e soja. Petrópolis/RJ: Vozes, 1988.
CASTRO, César Nunes de. A agropecuária na região centro-oeste: limitações ao desenvolvimento e desafios futuros. Rio de Janeiro: Ipea, 2014.
CEPEA, 2019. Mercado de trabalho do agronegócio brasileiro. Disponível em: https://www.cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/2019_2%20TRI%20Relatorio%20MERCADODETRABALHO_CEPEA.pdf. Acesso em: 04 set. 2022.
CNA, 2019. Panorama do agro. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/cna/panorama-do-agro. Acesso em: 08 set. 2022.
DELGADO, Guilherme Costa. A questão agrária no Brasil, 1950-2003. In: JACCOUD, Luciana (Org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA, 2009.
DELGADO, Guilherme Costa. Do capital financeiro na agricultura à economia do agronegócio: mudanças cíclicas em meio século. Porto Alegre, UFRGS, 2012.
FERNANDES, Bernardo Mançano. Campesinato e agronegócio na América Latina: a questão agrária atual. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MAPA, 2019. Agropecuária brasileira em números. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/politica-agricola/agropecuaria-brasileira-em-numeros. Acesso em: 05 set. 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINE, George. A trajetória da modernização agrícola: a quem beneficia?. Revista Lua Nova. São Paulo, v. 29, n. 23, p. 7-37, 1991.
MEDEIROS, Victor; RIBEIRO, Rafael Saulo Marques. Investimento em infraestrutura: uma estrada para o desenvolvimento. Disponível em: https://www.valor.com.br/sites/default/files/infograficos/pdf/CepalEnsaio2_03012019.pdff. Acesso em: 05 out. 2022.
MENDONÇA, Maria Luisa Rocha Ferreira de. Modo capitalista de produção e agricultura: A construção do conceito de agronegócio. 217f. Tese – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.
MENGEL, Alex Alexandre; AQUINO, Silvia Lima de. A modernização da agricultura e a criação da EMBRAPA: transformações na pesquisa agropecuária brasileira. Campo-Território: Revista de Geografia Agrária. Uberlândia/MG, v. 10, n. 21, p. 4-27, ago., 2015.
NINAUT, Evandro Scheid; MATOS, Marcos Antônio; CAIADO, Rodrigo Chaer. O crédito rural no Brasil: evolução e panorama atual. Revista de Política Agrícola. Brasília, Ano XVIII, n. 03, p. 39-49, jul./ago./set., 2009.
PEIXOTO, Marcus. Extensão rural no Brasil: uma abordagem histórica da legislação. Brasília: Senado Federal, 2008.
SANTOS, Anderson David Gomes dos; SILVA, Danielle Viturino da; MACIEL, Kleciane Nunes. A campanha publicitária “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo”, da Rede Globo de Televisão, como difusora da propaganda sobre o agronegócio no Brasil. Revista eletrônica internacional de economia política da informação da comunicação e da cultura (EPTIC). São Paulo, v. 21, n. 1, p. 46-61, jan./abr., 2019.
SCHWANTES, Fernanda; BACHA, Carlos José Caetano. Análise da formulação da política de garantia de preços mínimos no Brasil pela ótica da economia política. Revista Nova Economia. Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 161-192, jan./abr., 2009.