Caminhos na formação continuada de professores/as do campo: ações do Programa Formacampo na Bahia

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Valéria Souza Lima Brito
https://orcid.org/0000-0002-0252-5869
Arlete Ramos dos Santos
https://orcid.org/0000-0003-2649-0688

Resumo

Este estudo apresenta o recorte de uma pesquisa que busca analisar as ações do Programa Formacampo na formação continuada de professores/as que atuam em escolas do campo nos Territórios de Identidade da. O Formacampo tem sua gênese a partir de uma necessidade – problema social num movimento que ocorrem a criticidade, o diálogo e a coletividade e, ancorado nas epistemologias críticas fomenta uma práxis emancipatória, que aproxima os educadores/as em suas experiências e impulsiona a refletir sobre suas práticas pedagógicas nas escolas do campo. Quanto a metodologia da pesquisa, esta tem caráter quali-quantitativo, respaldada no Materialismo Histórico Dialético. A pesquisa demonstrou que a materialização das ações do programa Formacampo acontece pela luta de muitas pessoas que de maneira coletiva fazem enfrentamentos para que aconteça a expansão e democratização do acesso e permanência de uma educação planejada com a população camponesa.

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Como Citar
BRITO, V. S. L.; SANTOS, A. R. dos. Caminhos na formação continuada de professores/as do campo: ações do Programa Formacampo na Bahia. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 25, 2025. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.25.2523778.026. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/23778. Acesso em: 5 dez. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Valéria Souza Lima Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorada em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Mestra em Educação pela UESB. Licenciada em Pedagogia pela UESB; Coordenadora Territorial do Programa de Formação para Professores da Educação do Campo (Formacampo). E-mail: valeriaslima@hotmail.com. 

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestrado em Educação pela UFMG. Pedagoga pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB. E-mail: arlerp@hotmail.com. 

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