Reflexões sobre a atuação dos assistentes sociais e psicólogos junto à metodologia do Depoimento sem Dano (Reflections on the role of Social Workers and Psychologists in relation to the methodology of Testimony...) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.13i1.0004
Contenu principal de l'article
Résumé
Este estudo tem como objetivo apresentar um debate sobre a atuação dos assistentes sociais e psicólogos junto à metodologia do Depoimento sem Dano. Para a realização do estudo, recorremos a um levantamento bibliográfico e documental sobre o tema e, a partir de contatos realizados nos Conselhos Regionais de Serviço Social e Psicologia do Estado do Espírito Santo, selecionamos oito profissionais, sendo: dois juízes, um advogado, um psicólogo e quatro assistentes sociais. Os oito profissionais selecionados participaram de uma pesquisa que se realizou por meio de entrevistas e questionários. A partir da análise dos dados, foi possível verificar algumas polêmicas no que se refere à posição dos Conselhos Federais de Serviço Social e Psicologia, além do desvirtuamento do conceito de Proteção Integral previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Palavras-chave: Depoimento sem dano. Criança. Adolescente.
Abstract: This study aims to present a debate on the role of Social Workers and Psychologists in relation to the methodology of Testimony without Harm. To conduct the study, we undertook a bibliographic and document search on the subject and selected, from contacts made in the Regional Councils of Social Work and Psychology in the state of Espírito Santo, eight professionals, as follows: two judges, a lawyer, a psychologist and four social workers. The eight selected professionals participated in a survey constituted of interviews and questionnaires. From the analysis of the data it was possible to verify some controversies regarding the position of the Federal Councils of Social Work and Psychology and the distortion of the concept of Integral Protection provided by the Child and Adolescent Statutes.
Keywords: Testimony without harm. Child. Adolescent.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.