Educação e Exclusão no Espaço Local – Ponta Grossa: Investigando o Ensino Fundamental
Contenu principal de l'article
Résumé
Com o objetivo de identificar o perfil da educação em Ponta Grossa, buscamos junto ao Núcleo Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação desta cidade, dados que pudessem ser estudados, analisados e relacionados com as questões políticas econômicas e sociais do contexto atual. Organizamos dados relativos ao número de matrículas efetuadas nos anos de 1999, 2000 e 2001 para as estaduais e nos anos de 2000 e 2001 das escolas municipais. Analisamos os índices de aprovação, reprovação e desistentes, por escola, do ano de 1999 das escolas estaduais, e dos anos de 1999 e 2000, de modo geral, relativo as séries, das escolas municipais. Ainda, referente as escolas municipais, organizamos dados a respeito do número de alunos em “idade série” e fora da “idade série” do ano de 2001. Esses dados foram tema de discussão junto ao Núcleo de Pesquisa “Desigualdade e Exclusão no Espaço Local”, portanto, um das considerações finais relaciona-se com a visibilidade da exclusão no contexto da educação, no espaço local.
PALAVRAS-CHAVE: educação, exclusão, espaço local.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.