Subjetividade e protagonismo de jovens estudantes na universidade em expansão (Young students’ subjectivity and protagonist at university in expansion) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0003
Contenu principal de l'article
Résumé
Resumo: Este artigo problematiza a construção da subjetividade e do protagonismo pelo jovem estudante universitário no cenário mundial de ampla expansão e democratização da educação superior. Realizou-se pesquisa descritivo-exploratória, com estudo de casos múltiplos, da qual participaram 163 alunos de uma universidade privada de Brasília (DF). Seguindo a linha epistemológica construtivista, a pesquisa delimita-se às explicações teóricas da sociologia da experiência e da pedagogia dialógica. A partir das percepções de estudantes, abordam-se aspectos da interação entre eles e seus professores para compreender como se estabelecem a subjetivação e o protagonismo na sala de aula. Estudantes se ressentem de um processo educacional que oscila entre informar e formar, com o pêndulo voltando-se mais para aspectos cognitivos do que para socioemocionais-culturais da educação.
Palavras-chave: Educação superior. Subjetividade. Protagonismo.
Abstract: This article focuses on the construction of subjective and protagonist roles by young university students in higher education expansion and democratization context. This exploratory research project used the multiple case study technique at a private university in Brasília, Brazil, and had 163 students as participants. Founded on the sociology of experience and the dialogical pedagogy, this research focused on aspects of the social interaction among university students and professors, aiming to understand how subjectivity and protagonist roles develop at classroom. These results revealed that part of the students expected educational processes directed to develop values, attitudes and behaviors. Instead, these processes vary between cognitive and socio-emotional characteristics, more often to the former.
Keywords: Higher education. Subjectivity. Protagonist roles
Statistiques
Renseignements sur l'article
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.