Por entre Significados: as Medidas Socioeducativas através dos sujeitos que as vivenciaram (Among Meanings: the Socio-Educational Measures through the subjects that experienced) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0006
Contenu principal de l'article
Résumé
Resumo: O presente artigo originou-se da pesquisa de mestradoque teve como objetivo analisar aspectos de proximidades e distanciamentos entre os pressupostos da socioeducação no Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE)e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e os significados atribuídos às Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA) por sujeitos que as vivenciaram. A análise das informações revelou que ainda persiste a tendência de vigilância e ajustamento social como bases das MSE, e que, no contexto permeado de contradições onde são executadas, significados contraditórios também lhes são atribuídos.
Palavras-chave: Medidas Socioeducativas. Significados. Contradições.
Abstract: This article originated from the master’s research that aimed to analyze aspects of proximity and distance between the socio-educational assumptions in the National Socio-Educational System (SINASE) and the Single Social Assistance System (SUAS), and the meanings attributed to the Socio Educational Measures in open environment (MSE-MA) by subjects who experienced them. The analysis of the information revealed that there is still a tendency of surveillance and social adjustment as the basis of MSE, and that, in the context permeated with contradictions where they are executed, contradictory meanings are also attributed to them.
Keywords: Socio-Educational Measures. Meanings. Contradictions.
Statistiques
Renseignements sur l'article
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.