Pedagogia, Pedagogos e a extensão universitária (Pedagogy, Pedagogues and university extension) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.16i2.0001
Contenu principal de l'article
Résumé
O presente artigo apresenta reflexões acerca da formação do pedagogo e avalia experiências desses profissionais em um programa de extensão universitária. O estudo contou com a participação de sete pedagogos bolsistas egressos do Programa Incubadoras Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFPR), a partir de um questionário semiestruturado. Foi utilizada como metodologia de análise a identificação de núcleos de significação (AGUIAR; OZELA, 2013) para alcançar o objetivo desta reflexão: repensar a formação do pedagogo e os desafios da profissão e da atuação no campo educacional. Da análise, emergiram três núcleos de significação: formação diferenciada; o papel da universidade e os desafios da formação e da profissão. Os resultados evidenciaram fragilidades na formação acadêmica, no currículo de Pedagogia e impactos nas dimensões pessoais e profissionais. Atuar como pedagogo(a) na extensão universitária foi, além de um desafio, a certeza de que o pedagogo (a) pode atuar fora do espaço escolar.
Palavras-chave: Qualificação acadêmica. Extensão universitária. Educação
Abstract: This paper reflects on the formation of the pedagogue and evaluate experiences of these professionals in a university extension program. The study had the participation of seven scholars and teachers graduates of the Technological Incubator Program UFPR Popular Cooperatives, from a semi-structured questionnaire. It was used as an analytical methodology to identify meaning of cores (AGUIAR, OZELA, 2013) to achieve the goal of this reflection: rethinking the formation of the pedagogue and the challenges of the profession and the activities in the educational field. The analysis revealed three meaning core: differentiated training; the role of the university and the challenges of training and profession. The results showed weaknesses in academic training in pedagogy curriculum and impacts on personal and professional dimensions. Acting as a pedagogue in the university extension was, as well as a challenge, the certainty that the teacher can act outside school.
Keywords: Academic qualification. University extension course. Education
Statistiques
Renseignements sur l'article
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR.