AVALIAÇÃO DOS PÓLOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DO PARANÁ: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS (EVALUATION OF NUCLEI OF PERMANENT HEALTH EDUCATION IN PARANÁ: BETWEEN POLICIES AND PRACTICES)
Contenido principal del artículo
Resumen
O texto apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa sobre o processo de desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde no contexto da prática dos Pólos de Educação Permanente do Paraná. Avalia a percepção e o conhecimento de seus integrantes sobre a política, os principais impactos percebidos na prática dos serviços, bem como as dificuldades e facilidades na operacionalização desse novo dispositivo do Sistema Único de Saúde (SUS). No estudo exploratório, foram utilizados um questionário com questões abertas e fechadas, para a coleta de dados, e o programa QualiQuantiSoft, para organizá-los e compor os discursos dos sujeitos coletivos. A primeira parte trata da Política de Educação Permanente em Saúde e da estratégia dos Pólos. A segunda aborda as concepções de avaliação de políticas e programas sociais com ênfase na avaliação do contexto da prática do ciclo de uma política pública. A parte final explicita a complexidade da implementação de uma política nas instâncias executoras, revelando as coerências e incoerências entre o discurso e a prática, ou seja, entre os pressupostos da política e as ações desenvolvidas pelos sujeitos, ressaltando a importância da incorporação da avaliação como parte do processo de trabalho na área de saúde pública.
PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. Avaliação de políticas públicas. Educação permanente em saúde.
ABSTRACT: This text presents the results of a research of qualitative nature about the process and development of the “Política de Educação Permanente em Saúde” (Policies on Permanent Education in Health) in the context of the “Pólos de Educação Permanente do Paraná” (Nuclei of Permanent Education of Paraná). It evaluates the perception and the knowledge of its staff in what refers to the policies, the major impacts perceived in the development of the services, as well as the operational difficulties and facilities of this new device of the “Sistema Único de Saúde (SUS)” (Exclusive Health System). In a preliminary study, a questionnaire with open and closed questions was used in order to collect data and QualiQuantSoft was used to organize them and to arrange the collective subject discourses. The first part deals with the “Política de Educação Permanente em Saúde” and with the strategies of the programs. The second part refers to the conceptions of evaluation of the policies and social programs, emphasizing the evaluation of the public policy cycle. The last part deals with the complexity of the implantation of a policy in the executive organs, revealing the coherences and incoherencies between discourse and practice, in other words, between the political presuppositions and the actions developed by the subjects. It also points out the importance of incorporating an evaluation system as part of the working process in the public health area.
KEYWORDS: Evaluation. Evaluation of public policies. Permanent education in health.
Descargas
Detalles del artículo
Declaración de Derechos de Autor
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia de Creative Commons Attribution License que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y la publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista provee acceso abierto a todo su contenido, ya que permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información acerca de este enfoque, ver el Public Knowledge Project, un proyecto que ha desarrollado este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, la distribución de OJS, así como otros programas para apoyar la publicación de acceso abierto a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio se utilizarán exclusivamente para los propósitos de la revista y no están disponibles para otros fines.
This journal provides open any other party.
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.es_ES.
