A informação como mentira: uma análise de conteúdo da Agência Lupa durante o pré-período eleitoral de 2022
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Resumo
Este estudo analisou as publicações da Agência de Verificação Lupa durante o mês de abril de 2022 e apontou o tema mais incidente e alvo de informações falsas. De modo a interpretar os dados, utilizou-se da análise de conteúdo para verificar a incidência de assuntos. Como respaldo teórico, discutiu-se acerca das definições de fake news (ALCOTT; GENTZKOW, 2016) e desinformação (WARDLE; DERAKHSHAN, 2017), além da literacia midiática de Potter (2021). Verificou-se que “política” e “eleições” foram os temas mais recorrentes e informações fraudulentas em favor a pautas ou candidatos conservadores foram mais comuns. Considerou-se que o fluxo de informações falsas segue temas de maior interesse público e são mais utilizados como “matéria-prima” para os criadores de desinformação. Aspecto importante a se considerar foi a atenção que os veículos de imprensa passaram a oferecer para as Eleições 2022, conforme a aproximação do pleito.
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