Avaliando as práticas de educação corporativa à distância por meio do modelo de Kirkpatrick: um estudo de caso numa empresa do ramo de energia no estado do Paraná. Doi: 10.5212/Emancipacao.v.10i2.501515

Conteúdo do artigo principal

Nivaldo Pereira Silva
Antonio Carlos Francisco
Kazuo Hatakeyama
Mayara Cristina Ghedini Silva

Resumo

As organizações adotam estratégias complexas para desenvolver a aprendizagem dentro do contexto organizacional. O presente artigo busca avaliar as práticas de Educação Corporativa à Distância por meio do modelo de Kirkpatrick: um estudo de caso numa empresa do ramo de energia no estado do Paraná. Como referencial teórico foram abordados os conceitos de Educação Corporativa, de Educação à Distância, e as formas de avaliação de programas de qualificação à distância. A metodologia utilizada foi apoiada no estudo de caso e os instrumentos empregados para coletas dos dados foram as entrevistas, questionários e a observação direta. O estudo foi efetuado tendo por base o modelo de análise de Kirkpatrick, que define os níveis de avaliação: reação, aprendizado, comportamento (aplicação) e resultado. Os resultados demonstraram que a atividade desenvolvida sensibilizou os colaboradores quanto à continuação da qualificação via EaD, o método de avaliação adotado mostra as impressões dos participantes. Com os resultados da avaliação, torna-se possível efetuar ações corretivas nas qualificações disponibilizadas pela organização, assegurando o êxito do processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Conhecimento. Método. Avaliação. Aprendizagem.

 

Abstract: Organizations adopt complex strategies to develop learning in the organizational context. The present paper aims at evaluating the Distance Corporate Education via Kirkpatrick’s model: a case study in an energy company in the state of Parana. As theoretical reference, the Corporate Education concepts were approached as well as the evaluation methods of the Distance Education programs. The case study served as basis to the chosen methodology, and interviews, questionnaires and direct observation were used to collect data. The study was based on Kirkpatrick’s model of analysis, which defines the levels of evaluation: reaction, learning, behavior (use) and results. The results showed that the developed activity made the employees aware of the importance of extending their qualification via Distance Education, while the evaluation method reveals the impressions or the participants. The evaluation results enabled the betterment of the qualification programs offered by the organization, assuring the success of the learning process.

Keywords: Knowledge. Method. Evaluation. Learning.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, N. P.; FRANCISCO, A. C.; HATAKEYAMA, K.; SILVA, M. C. G. Avaliando as práticas de educação corporativa à distância por meio do modelo de Kirkpatrick: um estudo de caso numa empresa do ramo de energia no estado do Paraná. Doi: 10.5212/Emancipacao.v.10i2.501515. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 10, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/815. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nivaldo Pereira Silva, UTFPR

Mestrando em Engenharia da Produção (UTFPR) - Especialista em Gestão Industrial - Conhecimento e Inovação (UTFPR - 2007) - Graduação: Bacharel em Turismo (2006). Atualmente, técnico industrial de eletrotécnica da Companhia Paranaense de Energia - COPEL, professor da Sociedade Educacional Santa Amélia - SECAL do curso de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: ISO 9000, gestão da qualidade, comunicação, qualidade de energia, treinamento, segmentação de mercado turístico e pesquisa.

Antonio Carlos Francisco, UTFPR

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa - Doutor em Engenharia de Produção - acfrancisco@utfpr.edu.br

Kazuo Hatakeyama, UTFPR

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa - Pós-doutor em Engenharia Mecânica - hatakeyama@utfpr.edu.br

Mayara Cristina Ghedini Silva, UTFPR

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa - Pós-graduanda em Gestão Industrial – Produção e Manutenção - mayara_ghedini@hotmail.com