Trajetórias acadêmicas e profissionais de egressos da Educação Profissional e Tecnológica do IFPR campus Assis Chateaubriand/PR

Conteúdo do artigo principal

Simone Moro Manini
https://orcid.org/0000-0002-3058-783X
Zelimar Soares Bidarra
https://orcid.org/0000-0002-3567-6794

Resumo

Este artigo contém parte dos dados de uma pesquisa de dissertação e teve como objetivo identificar quais foram as trajetórias profissionais e educacionais de egressos da Educação Profissional e Tecnológica ofertada pelo Instituto Federal do Paraná campus Assis Chateaubriand. O estudo de caso foi realizado com estudantes concluintes entre 2011 e 2018 dos cursos Técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica e Informática. Para coletar os dados foram utilizados questionários estruturados. Os resultados  apontaram que os estudantes dos cursos Integrados buscaram a Educação Profissional como forma de preparação para o acesso ao Ensino Superior. Entre os egressos dos cursos Subsequentes, o principal motivo para realizar o curso Técnico foi a oportunidade de se capacitar e/ou atualizar conhecimentos requeridos pelas atividades do mercado de trabalho. Uma parcela expressiva desses egressos atua em área fortemente relacionada à formação obtida. Também foi possível identificar que a maioria dos egressos permaneceu no município ou dentro da Mesorregião Oeste Paranaense, evidenciando a contribuição do Campus para fortalecimento do capital humano na região. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MORO MANINI, S.; SOARES BIDARRA, Z. Trajetórias acadêmicas e profissionais de egressos da Educação Profissional e Tecnológica do IFPR campus Assis Chateaubriand/PR. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 23, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5212/Emancipacao.v.23.2321623.022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/21623. Acesso em: 21 dez. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Simone Moro Manini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - PR

 Mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Administração pelo Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense. Administradora no Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand. E-mail: simone.manini@hotmail.com.

Zelimar Soares Bidarra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste - PR

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Bacharelado e do Mestrado em Serviço Social (PPGSS), Professora do Mestrado e do Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Toledo. Professeure Associée de l´Université Laval (Québec/Canada). Líder do Grupo de Pesquisa e Defesa dos Direitos Humanos Fundamentais da Criança e do Adolescente (GPDDICA)/CNPq. E-mail: zelimar@yahoo.com.br.

Referências

ANDRADE, E. L. de; BARBOSA, N. B. Políticas públicas de educação profissional e a inserção de egressos no mercado de trabalho. Trabalho & Educação, v. 26, n. 2, p. 171-187, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9657. Acesso em 28 dez. 2021.

BARBOSA FILHO, F. de H.; PESSÔA, S. de A. Educação e crescimento: o que a evidência empírica e teórica mostra. Revista Economia, v. 11, n. 2, p. 265-303, 2010.

BARBOSA FILHO, F. de H.; PESSÔA, S. de A. Educação e crescimento: o que a evidência empírica e teórica mostra. Revista Economia, v. 11, n. 2, p. 265-303, 2010.

BECKER, G. S. Human capital: theoretical and empirical analysis, with special reference to education. 3. ed. University of Chicago press, 1993.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: Concepção e diretrizes. Brasília: MEC/SETEC, 2008a. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/institucional/normas-e-leis/concepcao-e-diretrizes-dos-institutos.pdf/view. Acesso em: 07 jan. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2008. 2008b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 18 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Desenvolvimento Regional. I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional: Texto de Referência. 2012. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/participacao/conferencias-2/756-1-conferencia-nacional-de-desenvolvimento-regional.Acesso em: 09 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 2020 - Unidades da Rede Federal de EPCT. 2021. Disponível em: http://dadosabertos.mec.gov.br/pronatec/item/122-2020-unidades-da-rede-federal-de-epct. Acesso em: 08 fev. 2022.

CARVALHO JUNIOR, J. R. A. de. Uma proposta de intervenção gerencial para a inserção dos egressos de cursos técnicos do IFES campus Guarapari no mercado de trabalho local. 2018.

Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

CAVALCANTE, J.J. A inserção social dos estudantes egressos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a nova institucionalidade da educação profissional e tecnológica (EPT) no Brasil. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.

FERREIRA, R. A.; TENÓRIO, R, M. Avaliação educacional e indicadores de qualidade: um enfoque epistemológico e metodológico. In: TENÓRIO, R. M.; LOPES, U. de M. (org.). Avaliação e gestão: teorias e práticas. Salvador: EDUFBA, 2010, p. 143-182.

HADDAD, P. R. Capitais intangíveis e desenvolvimento regional. Revista de economia, v. 35, n. 3, 2009. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/economia/article/viewFile/16712/11111. Acesso em: 01 fev. 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em:https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101760. Acesso em: 01 fev.2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad-continua.html?edicao=34039&t=resultados. Acesso em: 15 out. 2022.

KEMPTON, L.; REGO, M. C.; ALVES, L. R.; VALLANCE, P.; SERRA, M. A.; TEWDWR-JONES, M. 2. Understanding the contributions of universities to regional development. Regional Studies Policy Impact Books, v. 3, p. 13-32, 2021.DOI: https://doi.org/10.1080/2578711X.2021.1891765.

MONDINI, V. E. D.; FRONTELI, M. H.; MARTINEZ, C. H. Avaliação dos egressos do curso técnico de administração do IFSC: formação profissional, empregabilidade e continuidade dos estudos. Revista NUPEM, v. 12, n. 25, p. 105-123, 2020. Disponível em: http://200.201.12.34/index.php/nupem/article/view/5606. Acesso em: 28 dez. 2021.

NASCIMENTO, S. V. Avaliação da política pública de educação profissional: eficácia e efetividade dos cursos técnicos no Instituto Federal da Bahia Campus Camaçari. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração), Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, Salvador, 2014.

PACHECO, E. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 4-22, 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/download/575/437. Acesso em: 19 ago. 2022.

PARANÁ. Agência Estadual de Notícias. Com 118 mil novas vagas, Paraná liderou geração de empregos no Sul em 2022. 2023. Disponível em: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Com-118-milnovas-vagas-Parana-liderou-geracao-de-empregos-no-Sul-em-2022#. Acesso em: 11 set. 2023.

PIACENTI, C. A. Indicadores do potencial de desenvolvimento endógeno dos municípios paranaenses. Foz do Iguaçu: Parque Itaipu, 2016.

PORTZ, T. M.; GALLI, M. C.; PETRY, C. D. A.; SANDESKI, V. E.; FIGUEIRA, E. P. P.; PROFETA FILHO, A. M. A construção participativa de um anseio da comunidade chateaubriandense. In: ZANATTA, O. A.; ESTEVAM, M.; TAVARES, V. dos S.; MENEZES, R. R. A. da C. N. (org.). Passado, presente e futuro: 10 anos de IFPR. Curitiba: Editora IFPR, 2019, p. 28-42.

PUTNAM, R. D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

RAMOS, M. N. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317. Acesso em: 31 de out. 2021.

SCHULTZ, T. W. Investindo no povo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SILVA, A. A. da. Egressos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe – IFS – campus Lagarto: formação e atuação no mundo do trabalho. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

VIEIRA, M. da S. O. C.; SILVA, J. M. T.; GOMES, D. C. O papel do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) para a qualificação e empregabilidade: um estudo dos egressos do curso de Informática do IFRN em Currais Novos/RN. Holos, v. 1, p. 168-181, 2011. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/holos/article/view/514. Acesso em: 28 dez. 2021.