Minorias sociais na pauta da política midiatizada Identidade e diferença como expressões folkcomunicacionais no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral em 2006
Resumo
Entre os diversos argumentos e estratégias utilizados pelos candidatos na disputa eleitoral, um elemento que tem marcado a tentativa de identificação com os eleitores é o reconhecimento de determinados traços identitários de grupos sociais. Referências a raça/etnia, gênero, classe social, geração, entre outros marcadores de diferença, aparecem na pauta dos programas veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, funcionando como mecanismos de convencimento através do apelo direto a um determinado setor da sociedade civil e suas respectivas bandeiras. Tratam-se de elementos da comunicação popular que evidenciam os constantes conflitos sociais em torno da afirmação das identidades, que foram identificados através da observação de personagens, discursos e códigos simbólicos nos programas veiculados no estado de Santa Catarina em agosto de 2006, incluindo as disputas para presidente, governador, senadores e deputados federais e estaduais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.