Minorias sociais na pauta da política midiatizada Identidade e diferença como expressões folkcomunicacionais no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral em 2006

Autores

  • Karina Janz Woitowicz

Resumo

Entre os diversos argumentos e estratégias utilizados pelos candidatos na disputa eleitoral, um elemento que tem marcado a tentativa de identificação com os eleitores é o reconhecimento de determinados traços identitários de grupos sociais. Referências a raça/etnia, gênero, classe social, geração, entre outros marcadores de diferença, aparecem na pauta dos programas veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, funcionando como mecanismos de convencimento através do apelo direto a um determinado setor da sociedade civil e suas respectivas bandeiras. Tratam-se de elementos da comunicação popular que evidenciam os constantes conflitos sociais em torno da afirmação das identidades, que foram identificados através da observação de personagens, discursos e códigos simbólicos nos programas veiculados no estado de Santa Catarina em agosto de 2006, incluindo as disputas para presidente, governador, senadores e deputados federais e estaduais.

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Publicado

2008-12-07

Como Citar

WOITOWICZ, K. J. Minorias sociais na pauta da política midiatizada Identidade e diferença como expressões folkcomunicacionais no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral em 2006. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 4, n. 8, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18681. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS E ENSAIOS