Estado da Arte e Bibliometria da Folkcomunicação: Folkmarketing no Festival Folclórico de Parintins

Autores

  • Ana Paula Almeida Miranda Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Severino Alves de Lucena Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i40.0015

Resumo

A presente pesquisa pretende apresentar os estudos acadêmicos que foram realizados com base na teoria da folkcomunicação com foco em folkmarketing, que é uma estratégia de comunicação organizacional, no período que compreende os anos de 2009 a 2018 (10 anos). O estado da arte proporciona embasamento e comprova a viabilidade de uma pesquisa. Comprova ainda que o estudo contribui para o campo de atuação da Folkcomunicação e do Folkmarketing, como teorias da comunicação. Possui relevância para a área acadêmica, pois, apesar de serem genuinamente brasileiras, seu uso ainda se mostra escasso e precisa ser propagado no campo das pesquisas, especialmente em comunicação, por sua relevância social (estudos que priorizam as minorias que se situam à margem da sociedade). Conclui-se que os estudos bibliométricos são ferramentas de inestimável valor para a área da ciência da informação, por aplicar métodos estatísticos e matemáticos a fim de analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica quantificando os processos de comunicação escrita, para os periódicos e para o desenvolvimento da ciência como um todo. Folkcomunicação; Folkmarketing; Comunicação Mercadológica; Cultura Popular; Parintins.

Biografia do Autor

Ana Paula Almeida Miranda, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista (12143/DF) e Publicitária (864/DF), bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário Estácio de Brasília(2010), possui MBA em Gestão de Marketing pela Faculdades Integradas Promove de Brasília (2013), Mestranda em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília UCB. Exerceu atividade de Assessora de Imprensa na Câmara dos Deputados (2011/2015) e, Fundação Astrojildo Pereira -FAP - vinculada ao partido Partido Popular Socialista (2016/2018). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em marketing político, comunicação organizacional, planejamento estratégico, publicidade corporativa, consultoria de marketing para pequenas empresas. Esteve docente da Graduação em Comunicação Social no Centro Universitário Estácio de Brasília para as habilitações: Publicidade e Propaganda e Jornalismo (2014/2017). Orientou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e ministrou as seguintes disciplinas: Planejamento e Gestão do Processo Publicitário (PGPP), Introdução às Profissões em Comunicação, Comunicação e Política, Projeto Experimental Planejamento de Campanha, Projeto Experimental Promoção de Vendas e Merchandising, Projeto Experimental Campanha de Produto, Projeto Experimental Plano de Negócio em Comunicação, Planejamento e Organização de Eventos, Comunicação e Fundamentos de Marketing. É membro do Movimento de Comunicadores do Brasil (MCB). Está Diretora de Comunicação da Associação de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas de estudo: Comunicação e Cultura Popular, Comunicação Organizacional, Publicidade Institucional e Publicidade Comercial. Foi finalista do Concurso: Professor IMPRENSA pela Região Centro-oeste (Dez 2016).

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Publicado

2020-06-24

Como Citar

MIRANDA, A. P. A.; LUCENA FILHO, S. A. de. Estado da Arte e Bibliometria da Folkcomunicação: Folkmarketing no Festival Folclórico de Parintins. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 247–271, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i40.0015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19265. Acesso em: 22 dez. 2024.