O uso das plantas medicinais como prática transformadora no processo ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i48.0007

Palavras-chave:

Plantas medicinais, Prática transformadora, Saúde

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos do campo sobre a importância das plantas medicinais em seus quintais. O foco investigativo foi direcionado para o conhecimento e a compreensão das representações sobre o uso de plantas medicinais pela população rural do Município de Igarapé-Miri, no Estado do Pará. O procedimento metodológico adotado consistiu em um estudo de caso realizado em uma Escola Estadual Rural no município de Igarapé-Miri, com os alunos do Ensino Médio do Programa EJA-CAMPO das Águas e das Florestas. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou explorar a percepção e o envolvimento dos alunos com as plantas medicinais em seu contexto local. Os resultados revelaram que os discentes demonstraram grande disposição e entusiasmo em relação à atividade proposta, demonstrando interesse genuíno no conhecimento das plantas medicinais. Esta experiência proporcionou uma oportunidade única para os alunos desenvolverem suas potencialidades enquanto exploravam os benefícios e usos das plantas medicinais em seu ambiente cotidiano.

Biografia do Autor

Sônia Maria Corrêa do Amaral, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestra em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Pará  (UEPA).

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade da Amazônia

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Amazônia (UNAMA). Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

AMARAL, S. M. C. do; ASSUMPÇÃO, D. J. F. O uso das plantas medicinais como prática transformadora no processo ensino-aprendizagem. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 134–150, 2024. DOI: 10.5212/RIF.v.22.i48.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23298. Acesso em: 21 dez. 2024.