FOLKMARKETING:Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso
Abstract
No atual contexto das organizações, a comunicação vem assumindo novas faces. Neste sentido, registra-se a construção de discursos organizacionais usando as culturas locais como foco central da edificação de relações com os seus públicos. A partir deste contexto este paper objetiva apresentar uma leitura do uso do cordel no contexto comunicacional do folkmarketing, onde as manifestações da cultura popular são apropriadas por empresas públicas ou privadas em mercados regionais com objetivos mercadológico e institucional. Os corpus estudados que materializam o discurso popular do folkmarketing são constituídos por cordéis originados dos poetas populares do Nordeste, com temáticas diversificadas, como as festas populares, produtos e serviços rurais, atrações turísticas, eventos empresariais, acontecimentos religiosos e educacionais.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.