PERNAMBUCO - Folkcomunicação e Gastronomia, uma expressão da cultura popular pernambucana, na mídia eletrônica: análise do Portal PE 360 graus

Authors

  • Betania Maciel Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Simone Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Eliana Maria de Queiroz Ramos Universidade Federal Rural de Pernambuco

Abstract

A representação mídiática da gastronomia, como elemento da cultura popular, segundo matérias publicadas no Portal PE 360 graus durante o período de agosto de 2010 é objeto deste artigo que investiga as influências e apropriações da gastronomia na perspectiva da Folkcomunicação. Como lócus de experiências nos espaço público e tambérm no privado, compreendemos que a gastronomia promove intercâmbio de informações e manifestação de ideias de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore, além de exercer uma função social. Para investigar esta relação, utilizamos o referencial teórico da Folkcomunicação, aliado ao conceito de desenvolvimento local. O trabalho apresentou as categorias selecionadas e os comentários provenientes da análise. Daí formalizamos as primeiras impressões deste trabalho que faz parte de uma pesquisa nacional dentro da perspectiva da rede Folkcom.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-10-29

How to Cite

MACIEL, B.; GOMES, S.; RAMOS, E. M. de Q. PERNAMBUCO - Folkcomunicação e Gastronomia, uma expressão da cultura popular pernambucana, na mídia eletrônica: análise do Portal PE 360 graus. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 132–144, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18866. Acesso em: 5 dec. 2025.