PERNAMBUCO - Folkcomunicação e Gastronomia, uma expressão da cultura popular pernambucana, na mídia eletrônica: análise do Portal PE 360 graus

Autores/as

  • Betania Maciel Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Simone Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Eliana Maria de Queiroz Ramos Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumen

A representação mídiática da gastronomia, como elemento da cultura popular, segundo matérias publicadas no Portal PE 360 graus durante o período de agosto de 2010 é objeto deste artigo que investiga as influências e apropriações da gastronomia na perspectiva da Folkcomunicação. Como lócus de experiências nos espaço público e tambérm no privado, compreendemos que a gastronomia promove intercâmbio de informações e manifestação de ideias de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore, além de exercer uma função social. Para investigar esta relação, utilizamos o referencial teórico da Folkcomunicação, aliado ao conceito de desenvolvimento local. O trabalho apresentou as categorias selecionadas e os comentários provenientes da análise. Daí formalizamos as primeiras impressões deste trabalho que faz parte de uma pesquisa nacional dentro da perspectiva da rede Folkcom.

Publicado

2012-10-29

Cómo citar

MACIEL, B.; GOMES, S.; RAMOS, E. M. de Q. PERNAMBUCO - Folkcomunicação e Gastronomia, uma expressão da cultura popular pernambucana, na mídia eletrônica: análise do Portal PE 360 graus. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 132–144, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18866. Acesso em: 22 nov. 2024.