Football, Culture and Tradition

Fortaleza Esporte Clube folkmarketing Strategies for the 2021 Northeast Cup

Authors

  • João Eudes Portela de Sousa Docente Efetivo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Mestre e Doutorando em Comunicação e Linguagens pelo PPGCom na Universidade Tuiuti do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i44.0006

Abstract

Football is the sport that most attracts public, supporters and sponsors in Brazil. In the state of Ceará, there are centenary football clubs that take this passion over the years throughout their territory; regardless of gender, social class and age group. The present study is based on a bibliographical and qualitative research, analyzing the folkmarketing strategies used by Fortaleza Esporte Clube (F.E.C) associated with identity and cultural issues strengthened by the nuances of tradition inherent in this geographic space. The research corpus is centered on the publications on two official digital social networks of the team: Instagram and YouTube, used as channels for the dissemination of the Fortaleza uniform campaign for the 2021 Northeast Cup, designed by Espedito Seleiro. Artisan and master of Ceará culture.

Author Biography

João Eudes Portela de Sousa, Docente Efetivo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Mestre e Doutorando em Comunicação e Linguagens pelo PPGCom na Universidade Tuiuti do Paraná.

Doutor em Comunicação e Linguagens no Programa de Pós-Graduação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Especialista em Gerência Executiva de Markentig pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Hotelaria pelo Instituto Fedederal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), pesquisa nas áreas de Comunicação, Folkcomunicação, Identidade, Cultura e Marketing. Membro do grupo de pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (INCOM) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

References

ALVES, Ednaldo. Mestre da Cultura do CE, Espedito Seleiro realiza sonho e desenha uniforme do Fortaleza "Agora sou mais tricolor", declara o artesão cearense. GE. Nova Olinda, 5 de março de 2021. Disponível em: https://bityli.com/cwsGJx.

AOS domingos então a canalhice redobra porque esses moleques entendem de transformar o local [a rua, a calçada] em campo de foot-ball (sic) impedido quase o trânsito de quem passa. Gazeta de Notícias, Ano III, nº 385, Fortaleza, CE. 31.08.1929.

AZEVEDO, Nirez de. História do Campeonato Cearense de Futebol. Fortaleza: Equatorial Produções, 2002.

BEIJA, Pedro. Apresentador de SP chama Copa do Nordeste e clubes nordestinos de "lixo" e "porcaria" em programa. Folha de Pernambuco. Recife, 8 de jun. 2021. Disponível em: https://www.folhape.com.br/esportes/apresentador-de-sp-chama-copa-do-nordeste-e-clubes-nordestinos-de/186468/.

CALDEIRA, Isadora. Lampions League – O Campeonato Regional Mais Charmoso do Mundo. Maverick Esportes. 5 de mar de 2021. Disponível em: http://maverickesportes.com.br/lampions-league/.

CAMPEONATO brasileiro 2022 - Série A - classificação. Folha de São Paulo. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/esporte/campeonato-brasileiro/2021/serie-a/tabela.shtml.

CARACAS, Valdemar Cabral. Alguma Memória. Fortaleza: Edição Própria, 2002.

CARVALHO, Gilmar de. Publicidade em Cordel: o mote do consumo, São Paulo: Annablume, 2002.

DAMASCENO, Alberto. Futebol Cearense: Um século de História. Fortaleza, 2002.

ESPEDITO. Seleiro realiza sonho ao desenhar uniforme do Fortaleza e afirma agora sou mais tricolor. Diário do Nordeste. Fortaleza, 6 de mar. 2021. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/espedito-seleiro-realiza-sonho-ao-desenhar-uniforme-do-fortaleza-e-afirma-agora-sou-mais-tricolor-1.3056198.

Fortaleza Esporte Clube. Copa do Nordeste. Fortaleza. 27 de mar. 2021. Instagram: @fortalezaec. Disponível em: https://bityli.com/qjGnVs.

Fortaleza Esporte Clube. Maria Rita, você ainda não tinha visto? Fortaleza. 6 de mar. 2021. Instagram: @fortalezaec. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CMFY4cJHMpX/. FORTALEZA lança nova camisa do clube, Manto Tricolor teve o toque especial do Espedito Seleiro. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a_cqNPQHlNQ.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva & Guaciara Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

JORNALISTA chama times do nordeste de 'lixo' e 'porcaria' e recebe fúria de jogador do bahia: 'imundo'. LANCE!. 08 de jun de 2021. Disponível em: https://bityli.com/lAzsZK.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1993.

LUAR E SERTÃO. O Gibão do Leão, desenhado por Espedito Seleiro, é o novo uniforme do Fortaleza na Copa do Nordeste 2021. Fortaleza 1918. Fortaleza, 2 de mar. de 2021. Disponível em: https://fortaleza1918.com.br/luar-e-sertao-o-gibao-do-leao-desenhado-por-espedito-seleiro-e-o-novo-uniforme-do-fortaleza-na-copa-do-nordeste-2021/.

LUCENA FILHO, Severino Alves de Lucena. Folkmarketing: Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 6, n. 12, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727.

LUCENA FILHO, Severino Alves de Lucena. Folkcomunicação no contexto da Comunicação. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, ano 15, n. 15, 2011.

MARKETING do Fortaleza ganha um ouro e duas pratas em premiação de Portugal. Fortaleza 1918. Fortaleza, 19 de dez de 2019. Disponível em: https://fortaleza1918.com.br/marketing-do-fortaleza-ganha-um-ouro-e-duas-pratas-em-premiacao-de-portugal.

MESSIAS, Wildson. Entrevista: Professor da UFPB fala sobre “O uso do folkmarketing na comunicação organizacional”. 2018. Disponível em: https://rp.fic.ufg.br/n/99737-entrevista-professor-da-ufpb-fala-sobre-o-uso-do-folkmarketing-na-comunicacao-organizacional.

Mestre Espedito Seleiro. Artesol. Artesanato Solidário. São Paulo. Disponível em: https://www.artesol.org.br/espeditoseleiro.

MODELO m couro, adaptação e homenagem: Espedito Seleiro desenha novo uniforme do Fortaleza. Jornal O povo. 2 de mar de 2021. Disponível em: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2021/03/02/amp/modelo-em-couro--adaptacao-e-homenagem--espedito-seleiro-desenha-novo-uniforme-do-fortaleza.html.

MUNDO, Esportes News. Presidente do Fortaleza será chefe de delegação da Seleção Brasileira em amistosos. UOL Esportes. 11 de jun de 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/enm/2022/05/11/presidente-do-fortaleza-sera-chefe-de-delegacao-da-selecao-brasileira-em-amistosos.htm.

NETO, Alan. O sucesso da Copa do Nordeste no calendário e a força do futebol cearense. Jornal O povo. 22 de mar de 2022. Disponível em: https://mais.opovo.com.br/colunistas/alan-neto/2022/03/22/o-sucesso-da-copa-do-nordeste-no-calendario-e-a-forca-do-futebol-cearense.html.

PINTO, Rodrigo M.S. Do Passeio Público à Ferrovia: o futebol proletariado em Fortaleza (1904-1945). Orientador: Luigi Biondi. 2007. 156f. Dissertação (Mestrado). Departamento de História: Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3065/1/2007_dis_rmspinto.pdf.

RANKING CBF 2022 tempo real. CBF. Disponível em: https://www.rankingcbf.com.

RAVENNA, Monyse. O futebol nordestino resiste. Brasil de Fato. Recife, 28 de set. de 2018. Disponível em: https://www.brasildefatope.com.br/2019/09/28/o-futebol-nordestino-resiste.

REBOUÇAS, Brenno. Premiado, diretor de marketing do Fortaleza destaca coragem nas ações do clube. Jornal O povo. Fortaleza, 3 de abr. 2020. Disponível em: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2020/04/03/premiado--diretor-de-marketing-do-fortaleza-destaca-coragem-nas-acoes-do-clube.html.

SILVA, Daniel Neves. "Lampião". Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/lampiao.htm.

Published

2022-07-23

How to Cite

PORTELA DE SOUSA, J. E. Football, Culture and Tradition: Fortaleza Esporte Clube folkmarketing Strategies for the 2021 Northeast Cup. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 106–123, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i44.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/20573. Acesso em: 24 aug. 2024.