Fútbol, Cultura y Tradición

Estrategias de folkmarketing de Fortaleza Esporte Clube para la Copa Nordeste 2021

Autores/as

  • João Eudes Portela de Sousa Docente Efetivo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Mestre e Doutorando em Comunicação e Linguagens pelo PPGCom na Universidade Tuiuti do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i44.0006

Resumen

El fútbol es el deporte que más atrae público, seguidores y patrocinadores en Brasil. En el estado de Ceará, existen clubes de fútbol centenarios que llevan esta pasión a lo largo de los años por todo su territorio; independientemente del género, la clase social y el grupo de edad. El presente estudio se basa en una investigación bibliográfica y cualitativa, analizando las estrategias de folkmarketing utilizadas por Fortaleza Esporte Clube (F.E.C) asociadas a cuestiones identitarias y culturales fortalecidas por los matices de la tradición inherente a este espacio geográfico. El corpus de investigación se centra en las publicaciones en las redes sociales digitales oficiales del equipo: Instagram y YouTube, utilizadas como canales de difusión de la campaña del uniforme de Fortaleza para la Copa Nordeste 2021, diseñada por Espedito Seleiro. Artesano y maestro de la cultura de Ceará.

Biografía del autor/a

João Eudes Portela de Sousa, Docente Efetivo: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Mestre e Doutorando em Comunicação e Linguagens pelo PPGCom na Universidade Tuiuti do Paraná.

Doutor em Comunicação e Linguagens no Programa de Pós-Graduação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Especialista em Gerência Executiva de Markentig pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Hotelaria pelo Instituto Fedederal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), pesquisa nas áreas de Comunicação, Folkcomunicação, Identidade, Cultura e Marketing. Membro do grupo de pesquisa Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais (INCOM) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Citas

ALVES, Ednaldo. Mestre da Cultura do CE, Espedito Seleiro realiza sonho e desenha uniforme do Fortaleza "Agora sou mais tricolor", declara o artesão cearense. GE. Nova Olinda, 5 de março de 2021. Disponível em: https://bityli.com/cwsGJx.

AOS domingos então a canalhice redobra porque esses moleques entendem de transformar o local [a rua, a calçada] em campo de foot-ball (sic) impedido quase o trânsito de quem passa. Gazeta de Notícias, Ano III, nº 385, Fortaleza, CE. 31.08.1929.

AZEVEDO, Nirez de. História do Campeonato Cearense de Futebol. Fortaleza: Equatorial Produções, 2002.

BEIJA, Pedro. Apresentador de SP chama Copa do Nordeste e clubes nordestinos de "lixo" e "porcaria" em programa. Folha de Pernambuco. Recife, 8 de jun. 2021. Disponível em: https://www.folhape.com.br/esportes/apresentador-de-sp-chama-copa-do-nordeste-e-clubes-nordestinos-de/186468/.

CALDEIRA, Isadora. Lampions League – O Campeonato Regional Mais Charmoso do Mundo. Maverick Esportes. 5 de mar de 2021. Disponível em: http://maverickesportes.com.br/lampions-league/.

CAMPEONATO brasileiro 2022 - Série A - classificação. Folha de São Paulo. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/esporte/campeonato-brasileiro/2021/serie-a/tabela.shtml.

CARACAS, Valdemar Cabral. Alguma Memória. Fortaleza: Edição Própria, 2002.

CARVALHO, Gilmar de. Publicidade em Cordel: o mote do consumo, São Paulo: Annablume, 2002.

DAMASCENO, Alberto. Futebol Cearense: Um século de História. Fortaleza, 2002.

ESPEDITO. Seleiro realiza sonho ao desenhar uniforme do Fortaleza e afirma agora sou mais tricolor. Diário do Nordeste. Fortaleza, 6 de mar. 2021. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/espedito-seleiro-realiza-sonho-ao-desenhar-uniforme-do-fortaleza-e-afirma-agora-sou-mais-tricolor-1.3056198.

Fortaleza Esporte Clube. Copa do Nordeste. Fortaleza. 27 de mar. 2021. Instagram: @fortalezaec. Disponível em: https://bityli.com/qjGnVs.

Fortaleza Esporte Clube. Maria Rita, você ainda não tinha visto? Fortaleza. 6 de mar. 2021. Instagram: @fortalezaec. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CMFY4cJHMpX/. FORTALEZA lança nova camisa do clube, Manto Tricolor teve o toque especial do Espedito Seleiro. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a_cqNPQHlNQ.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva & Guaciara Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

JORNALISTA chama times do nordeste de 'lixo' e 'porcaria' e recebe fúria de jogador do bahia: 'imundo'. LANCE!. 08 de jun de 2021. Disponível em: https://bityli.com/lAzsZK.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1993.

LUAR E SERTÃO. O Gibão do Leão, desenhado por Espedito Seleiro, é o novo uniforme do Fortaleza na Copa do Nordeste 2021. Fortaleza 1918. Fortaleza, 2 de mar. de 2021. Disponível em: https://fortaleza1918.com.br/luar-e-sertao-o-gibao-do-leao-desenhado-por-espedito-seleiro-e-o-novo-uniforme-do-fortaleza-na-copa-do-nordeste-2021/.

LUCENA FILHO, Severino Alves de Lucena. Folkmarketing: Uma Estratégia Comunicacional Construtora de Discurso. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 6, n. 12, 2008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/18727.

LUCENA FILHO, Severino Alves de Lucena. Folkcomunicação no contexto da Comunicação. Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, ano 15, n. 15, 2011.

MARKETING do Fortaleza ganha um ouro e duas pratas em premiação de Portugal. Fortaleza 1918. Fortaleza, 19 de dez de 2019. Disponível em: https://fortaleza1918.com.br/marketing-do-fortaleza-ganha-um-ouro-e-duas-pratas-em-premiacao-de-portugal.

MESSIAS, Wildson. Entrevista: Professor da UFPB fala sobre “O uso do folkmarketing na comunicação organizacional”. 2018. Disponível em: https://rp.fic.ufg.br/n/99737-entrevista-professor-da-ufpb-fala-sobre-o-uso-do-folkmarketing-na-comunicacao-organizacional.

Mestre Espedito Seleiro. Artesol. Artesanato Solidário. São Paulo. Disponível em: https://www.artesol.org.br/espeditoseleiro.

MODELO m couro, adaptação e homenagem: Espedito Seleiro desenha novo uniforme do Fortaleza. Jornal O povo. 2 de mar de 2021. Disponível em: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2021/03/02/amp/modelo-em-couro--adaptacao-e-homenagem--espedito-seleiro-desenha-novo-uniforme-do-fortaleza.html.

MUNDO, Esportes News. Presidente do Fortaleza será chefe de delegação da Seleção Brasileira em amistosos. UOL Esportes. 11 de jun de 2022. Disponível em: https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/enm/2022/05/11/presidente-do-fortaleza-sera-chefe-de-delegacao-da-selecao-brasileira-em-amistosos.htm.

NETO, Alan. O sucesso da Copa do Nordeste no calendário e a força do futebol cearense. Jornal O povo. 22 de mar de 2022. Disponível em: https://mais.opovo.com.br/colunistas/alan-neto/2022/03/22/o-sucesso-da-copa-do-nordeste-no-calendario-e-a-forca-do-futebol-cearense.html.

PINTO, Rodrigo M.S. Do Passeio Público à Ferrovia: o futebol proletariado em Fortaleza (1904-1945). Orientador: Luigi Biondi. 2007. 156f. Dissertação (Mestrado). Departamento de História: Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3065/1/2007_dis_rmspinto.pdf.

RANKING CBF 2022 tempo real. CBF. Disponível em: https://www.rankingcbf.com.

RAVENNA, Monyse. O futebol nordestino resiste. Brasil de Fato. Recife, 28 de set. de 2018. Disponível em: https://www.brasildefatope.com.br/2019/09/28/o-futebol-nordestino-resiste.

REBOUÇAS, Brenno. Premiado, diretor de marketing do Fortaleza destaca coragem nas ações do clube. Jornal O povo. Fortaleza, 3 de abr. 2020. Disponível em: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/fortaleza/2020/04/03/premiado--diretor-de-marketing-do-fortaleza-destaca-coragem-nas-acoes-do-clube.html.

SILVA, Daniel Neves. "Lampião". Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/lampiao.htm.

Publicado

2022-07-23

Cómo citar

PORTELA DE SOUSA, J. E. Fútbol, Cultura y Tradición: Estrategias de folkmarketing de Fortaleza Esporte Clube para la Copa Nordeste 2021. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 106–123, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i44.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/20573. Acesso em: 3 nov. 2024.