One The Use of Smartphones by Elderly People with Low Literacy: an exploratory study in the metropolitan region of Curitiba

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0010

Keywords:

Terceira Idade; Comunicação móvel; Folkcomunicação; Letramento; Tecnologia e Cotidiano

Abstract

The purpose of this paper is to examine the use of mobile communication technologies by elderly people with low literacy, articulating the folk communication perspective by identifying the group's obstacles and limitations in accessing information, as well as the search for alternative ways to use the available technology. The data acquired through interviews with members of groups for Fortalecimento de Vínculos da Terceira Idade  (Strengthening Third Age Links), sponsored by the Centros de Referência de Assistência Social (Social Assistance Reference Centers) in the Curitiba Metropolitan Region (Paraná, Brazil), are the subject of the study. Bibliographic research is used to investigate the interaction between the elderly and the Internet, as well as literacy and digital literacy. The data analysis reveals that the group discovers its own methods to benefiting from technology, but makes little use of options other than leisure and instant messaging.

Author Biographies

Marilaine Martins, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Participante dos grupos de pesquisa: Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais e COMMUNIS - Grupo de Pesquisa em Teoria e Filosofia da Comunicação e dos Meios.

Marcio Telles, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutor em Comunicação e Informação, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba, Paraná.

References

ANGELKORTE, Karla Ferreira. Participação ou Isolamento? A visão do consumidor de terceira idade sobre os efeitos da utilização de smartphones. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) PUC-Rio, 2018. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35747@1 >. Acesso em: 22 abr. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Estatuto do Idoso e normas correlatas – Dispositivos Constitucionais Pertinentes Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70326/672768.pdf >. Acesso em: 22 mai. 2023.

CALVE, Tatiane. Aspectos socioculturais do envelhecimento. Curitiba: Contentus, 2021.

COULDRY, Nick. HEPP, Andreas. Conceptualising mediatization: Contexts, traditions, arguments. Communication Theory, v. 23, no 3, 191–202, 2013.

CONCEIÇÃO, Lorenna Silva Eunápio da. PESSÔA, Luís Alexandre Grubits de Paula. A Experiência de Consumidores com Baixo Letramento em Redes Sociais e Comunicadores Instantâneos: um Estudo Exploratório. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 13, no 3, 2018. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/scg/article/view/13521 >. Acesso em: 15 abr. 2023.

DOURADOS, Tatiana Maria Silva Galvão. Fake news na eleição presidencial de 2018 no Brasil. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) Universidade Federal da Bahia, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31967 >. Acesso em: 08 jul. 2023.

FALEIROS, Vicente de Paula. A política nacional do idoso em questão: passos e impasses na efetivação da cidadania. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9148 >. Acesso em: 22 jun. 2023.

FERRARI, Ana Cláudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.

FERREIRA, Aurélio Fernando. SILVA, Valéria Bastos da. Acessibilidade e usabilidade da informação na terceira idade: A recuperação, organização e uso de informação na internet para usuários acima dos 60 anos. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, no 2, v. 3, 2013. Disponível em: <https://cip.brapci.inf.br/v/70337 >. Acesso em: 8 jul. 2023.

FPA. Idosos no Brasil II: Vivências, desafios e expectativas na 3o idade. Disponível em: <https://fpabramo.org.br/publicacoes/pesquisasfpa/ >. Acesso em: 14 jun. 2023.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas SA,

HJARVARD, Stig. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultura.

Matrizes, no 2. 53-91. 2012.

IBGE. Censo Demográfico 2022. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-

demografico/demografico-2022/universo-populacao-por-idade-e-sexo >. Acesso em: 29 nov. 2023.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2022. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=34949 >. Acesso em: 22 mai. 2023.

JANSSON, ANDRÉ. Using Bourdieu in Critical Mediatization Research: Communicational Doxa and Osmotic Pressures in the Field of UN Organizations. MedieKultur, [S.1.], v. 58, 13–29, 2015.

KACHAR, Vitória. Terceira Idade & Informática. Aprender Revelando Potencialidades. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

KUSUMOTA, Luciana. et al. Impacto de mídias sociais digitais na percepção de solidão e no isolamento social em idosos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 30, p. e3573, 2022.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. OMS. Relatório Mundial sobre o Idadismo. Disponível em:<https://iris.paho.org/handle/10665.2/55872>. Acesso em: 09 jun. 2023.

RIBEIRO, Vera Masagão. FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento. Estudos Em Avaliação Educacional, v. 21, no 45, 147–165, 2010. Disponível em:

<https://alfabetismofuncional.org.br/publicacoes/ >. Acesso em: 20 mai. 2023.

RODRIGUES, Minéria Carvalho. O lazer do idoso: barreiras a superar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 10, no 4, 105–108, 2002. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/479 >. Acesso em: 16 jun. 2023.

SANTOS, Luiza Carolina dos. Máquinas que falam (e escutam): as formas de agência e de interação das/com as assistentes pessoais digitais. Tese (Doutorado em Comunicação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em:<https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220348 >. Acesso em: 05 jul. 2023.

SCHMIDT, Cristina. A reprodutibilidade digital na folkcomunicação: A construção de novas linguagens ou o fim do popular. Comunicação & Sociedade, ano 28, no 47, 2007. Disponível em:<https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/733>. Acesso em: 15 abr. 2023.

SELWYN, Neil. O uso das TIC na educação e a promoção de inclusão social: uma perspectiva crítica do Reino Unido. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, no 104 – Especial, 815-850, out. 2008.

SOARES. Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Revista Educação e Sociedade. v. 23, no 81. 143-160, 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 23 mai. 2023.

TOLEDO, Lucinéia Toledo. Alfabetismo funcional, linguagem e inclusão social. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/298332201_Alfabetismo_funcional_linguagem_e_inclusao_social>. Acesso em: 01 mai. 2023.

VIEIRA, José Roberto. MARTINS, Júnia. Chama no zap: efeitos das interações no WhatsApp sobre o sentimento de solidão na vida da pessoa idosa. Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2022/listaGP.php?gp=18>. Acesso em: 20 abr. 2023.

Published

2023-12-01

How to Cite

MARTINS, M.; TELLES, M. . One The Use of Smartphones by Elderly People with Low Literacy: an exploratory study in the metropolitan region of Curitiba. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 218–236, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i47.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22497. Acesso em: 23 nov. 2024.