Uno El uso de teléfonos inteligentes por personas ancianas con bajo nivel de alfabetización: un estudio exploratorio en la región metropolitana de Curitiba

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0010

Palabras clave:

Terceira Idade; Comunicação móvel; Folkcomunicação; Letramento; Tecnologia e Cotidiano

Resumen

El artículo tiene como objetivo analizar el uso de las tecnologías de comunicación móvil por personas mayores con bajo nivel de alfabetización, articulando la perspectiva de la folk comunicación mediante la identificación de los impedimentos y limitaciones del grupo en el acceso a la información y la búsqueda de formas alternativas de utilizar la tecnología disponible. El objeto del estudio son los datos recogidos a través de entrevistas con miembros de grupos de Fortalecimiento de Vínculos de la Tercera Edad, promovidos por los Centros de Referencia de Asistencia Social (CRAS) de la Región Metropolitana de Curitiba, PR, Brasil. La relación entre las personas mayores e Internet, así como la alfabetización y la alfabetización digital, se analizan a través de la investigación bibliográfica. Los datos analizados muestran que el grupo encuentra sus propias formas de beneficiarse de la tecnología, pero hace poco uso de las posibilidades no relacionadas con el ocio y la mensajería instantánea.

Biografía del autor/a

Marilaine Martins, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Participante dos grupos de pesquisa: Interações Comunicacionais, Imagens e Culturas Digitais e COMMUNIS - Grupo de Pesquisa em Teoria e Filosofia da Comunicação e dos Meios.

Marcio Telles, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutor em Comunicação e Informação, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba, Paraná.

Citas

ANGELKORTE, Karla Ferreira. Participação ou Isolamento? A visão do consumidor de terceira idade sobre os efeitos da utilização de smartphones. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) PUC-Rio, 2018. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=35747@1 >. Acesso em: 22 abr. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Estatuto do Idoso e normas correlatas – Dispositivos Constitucionais Pertinentes Lei no 10.741, de 1o de outubro de 2003. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70326/672768.pdf >. Acesso em: 22 mai. 2023.

CALVE, Tatiane. Aspectos socioculturais do envelhecimento. Curitiba: Contentus, 2021.

COULDRY, Nick. HEPP, Andreas. Conceptualising mediatization: Contexts, traditions, arguments. Communication Theory, v. 23, no 3, 191–202, 2013.

CONCEIÇÃO, Lorenna Silva Eunápio da. PESSÔA, Luís Alexandre Grubits de Paula. A Experiência de Consumidores com Baixo Letramento em Redes Sociais e Comunicadores Instantâneos: um Estudo Exploratório. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 13, no 3, 2018. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/scg/article/view/13521 >. Acesso em: 15 abr. 2023.

DOURADOS, Tatiana Maria Silva Galvão. Fake news na eleição presidencial de 2018 no Brasil. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) Universidade Federal da Bahia, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31967 >. Acesso em: 08 jul. 2023.

FALEIROS, Vicente de Paula. A política nacional do idoso em questão: passos e impasses na efetivação da cidadania. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9148 >. Acesso em: 22 jun. 2023.

FERRARI, Ana Cláudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.

FERREIRA, Aurélio Fernando. SILVA, Valéria Bastos da. Acessibilidade e usabilidade da informação na terceira idade: A recuperação, organização e uso de informação na internet para usuários acima dos 60 anos. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, no 2, v. 3, 2013. Disponível em: <https://cip.brapci.inf.br/v/70337 >. Acesso em: 8 jul. 2023.

FPA. Idosos no Brasil II: Vivências, desafios e expectativas na 3o idade. Disponível em: <https://fpabramo.org.br/publicacoes/pesquisasfpa/ >. Acesso em: 14 jun. 2023.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas SA,

HJARVARD, Stig. Midiatização: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultura.

Matrizes, no 2. 53-91. 2012.

IBGE. Censo Demográfico 2022. Disponível em: <https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-

demografico/demografico-2022/universo-populacao-por-idade-e-sexo >. Acesso em: 29 nov. 2023.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2022. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=34949 >. Acesso em: 22 mai. 2023.

JANSSON, ANDRÉ. Using Bourdieu in Critical Mediatization Research: Communicational Doxa and Osmotic Pressures in the Field of UN Organizations. MedieKultur, [S.1.], v. 58, 13–29, 2015.

KACHAR, Vitória. Terceira Idade & Informática. Aprender Revelando Potencialidades. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

KUSUMOTA, Luciana. et al. Impacto de mídias sociais digitais na percepção de solidão e no isolamento social em idosos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 30, p. e3573, 2022.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999. OMS. Relatório Mundial sobre o Idadismo. Disponível em:<https://iris.paho.org/handle/10665.2/55872>. Acesso em: 09 jun. 2023.

RIBEIRO, Vera Masagão. FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Matriz de referência para a medição do alfabetismo nos domínios do letramento e do numeramento. Estudos Em Avaliação Educacional, v. 21, no 45, 147–165, 2010. Disponível em:

<https://alfabetismofuncional.org.br/publicacoes/ >. Acesso em: 20 mai. 2023.

RODRIGUES, Minéria Carvalho. O lazer do idoso: barreiras a superar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 10, no 4, 105–108, 2002. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/479 >. Acesso em: 16 jun. 2023.

SANTOS, Luiza Carolina dos. Máquinas que falam (e escutam): as formas de agência e de interação das/com as assistentes pessoais digitais. Tese (Doutorado em Comunicação) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em:<https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220348 >. Acesso em: 05 jul. 2023.

SCHMIDT, Cristina. A reprodutibilidade digital na folkcomunicação: A construção de novas linguagens ou o fim do popular. Comunicação & Sociedade, ano 28, no 47, 2007. Disponível em:<https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/733>. Acesso em: 15 abr. 2023.

SELWYN, Neil. O uso das TIC na educação e a promoção de inclusão social: uma perspectiva crítica do Reino Unido. Educ. Soc., Campinas, vol. 29, no 104 – Especial, 815-850, out. 2008.

SOARES. Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Revista Educação e Sociedade. v. 23, no 81. 143-160, 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 23 mai. 2023.

TOLEDO, Lucinéia Toledo. Alfabetismo funcional, linguagem e inclusão social. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/298332201_Alfabetismo_funcional_linguagem_e_inclusao_social>. Acesso em: 01 mai. 2023.

VIEIRA, José Roberto. MARTINS, Júnia. Chama no zap: efeitos das interações no WhatsApp sobre o sentimento de solidão na vida da pessoa idosa. Disponível em: <https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2022/listaGP.php?gp=18>. Acesso em: 20 abr. 2023.

Publicado

2023-12-01

Cómo citar

MARTINS, M.; TELLES, M. . Uno El uso de teléfonos inteligentes por personas ancianas con bajo nivel de alfabetización: un estudio exploratorio en la región metropolitana de Curitiba. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 218–236, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i47.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22497. Acesso em: 19 may. 2024.