Educação em Direitos Humanos, corpo e Inclusão Sociodigital

uma análise sobre o curso sobre covid no aplicativo "academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional"

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i48.0002

Keywords:

Educação em Direitos Humanos, Anistia Internacional, Corpo, Aplicativo sobre COVID-19

Abstract

This article aims to investigate Human Rights Education in the “COVID & Human Rights” course on the Amnesty International app. In order to achieve this objective and this guiding question, a professional and four volunteer activists from Amnesty International were interviewed. In terms of theoretical foundation, the dimensions of the Body and socio-digital Inclusion were analyzed, through Amnesty International's Human Rights Education course. As considerations for the moment achieved, the great proximity between EDH and the Body category stands out, as well as the relevance of Sociodigital Inclusion for the advancement of an Education that is increasingly less exclusionary.

Author Biographies

Israel Campos, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Social e Bacharel em Humanidades pela UFBA. É também Especialista em Gestão e Estratégias de Indústrias e Culturas Criativas pela Universidade de Lisboa e tem formação complementar pela Amnistia Internacional Portugal em Direitos Humanos.

Maria Cecília de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora titular da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora da Université de Strasbourg, França, Laboratoire Dynamiques Européennes. Professora visitante/estagio pós-doutoral na Université de Strasbourg (USIAS), Fr. 2023-2024. Pós-doutora em Sociologia e Antropologia pela Université de Strasbourg, Fr. 2016. Pós-doutora em Sociologia e Educação, Cooperação Internacional CAPES/COFECUB, Université Strasbourg, Fr. 2012. Doutora e mestre em Produção Histórica Brasileira pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. Graduada em História e Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG).

Bárbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia

Professora adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB), doutora em Educação (FACED-UFBA) e mestre em, Ciência da Informação (PPGCI-UFBA).

References

AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: imprensa da universidade de Coimbra, 2013.

BAUER, M. “Análise de conteúdo clássica: uma revisão”. In: Bauer, M. W. Gaskell, G. (ED.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som um manual prático. 7 Ed.Petrópolis: Vozes, 2008, p.189-217.

BONI, V; QUARESMA, S. “Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais”. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 1, p. 68- 80, jan./jul., 2005.

BOVO, C. Anistia Internacional: roteiros da cidadania-em-construção. 1a. ed. São Paulo. Annablume - Co-edição FAPESP, 2002. v. 1. 315p.

CLAUDE, Richard P.; ANDREOPOULOS, George. (Orgs.). Educação em direitos humanos para o século XXI. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Núcleo de Estudos da Violência, 2007, p.1-865.

DAMASCENO, H. L. C. ; NEVES, B.C. ; SILVA, R. N. Práticas leitoras em E-readers: um estudo do tipo etnografia virtual. Revista Estudos Aplicados em Educação, v. 5, p. 8-20, 2020.

LATHER, P. Research as praxis. Harvard Education Review, 56, 257-277, 1986.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo. Antropologia e sociedade - Campinas, SP, Papirus, 2003.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PEDRÓ, Francesc. A tecnologia e as transformações na educação. Documento básico. UNESCO, Cooperação Representação Brasil. Fundação Santillana. 2016. Disponível em: https://www.fundacionsantillana.com/PDFs/santillana_LAC150216_Portugues.pdf. Acesso em: 30/11/2022.

SADER, E. “Contexto histórico e educação em direitos humanos no Brasil: da ditadura à atualidade”. In:Educação em Direitos Humanos: fundamentos teóricos metodológicos. João Pessoa, Editora UFPB. 2007.

SANTOS, B. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. 1.ed. --Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

SILVA, M. Do corpo objeto ao sujeito histórico: perspectivas do corpo na história da Educação brasileira. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2020. v. 1. 295p.

UNESCO and UNICEF, The World Bank. The State of the Global Education Crisis: A Path to Recovery. Washington D.C., Paris, New York: The World Bank, UNESCO, and UNICEF, 2021. Disponível em: World Bank Document. Acesso em 24/01/2022.

ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. “A linha do tempo da educação em direitos humanos”. In: RODINO, Ana Maria: TOSI, Giuseppe; FERNANDEZ, Mónica Beatriz; ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares. (Org.). Cultura e Educação em Direitos Humanos na América Latina. 1 ed. JOÃO PESSOA: Editora da UFPB, 2014, v. 1, p. 29-60.

Published

2024-07-05

How to Cite

CAMPOS, I.; DE PAULA SILVA, M. C.; NEVES, B. C. Educação em Direitos Humanos, corpo e Inclusão Sociodigital: uma análise sobre o curso sobre covid no aplicativo "academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional" . Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 29–52, 2024. DOI: 10.5212/RIF.v.22.i48.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23350. Acesso em: 21 nov. 2024.