Educação em Direitos Humanos, corpo e Inclusão Sociodigital

uma análise sobre o curso sobre covid no aplicativo "academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional"

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i48.0002

Palabras clave:

Educação em Direitos Humanos, Anistia Internacional, Corpo, Aplicativo sobre COVID-19

Resumen

Este artículo tiene como objetivo investigar la educación en derechos humanos en el curso “COVID y Derechos Humanos” de la aplicación de Amnistía Internacional. Para lograr este objetivo y esta pregunta orientadora, se entrevistó a un profesional y a cuatro activistas voluntarios de Amnistía Internacional. En términos de fundamentación teórica, se analizaron las dimensiones del Cuerpo y la Inclusión sociodigital, a través del curso Educación en Derechos Humanos de Amnistía Internacional. Como consideraciones por el momento alcanzadas, destaca la gran cercanía entre la EDH y la categoría Cuerpo, así como la relevancia de la Inclusión Sociodigital para el avance de una Educación cada vez menos excluyente.

 

Biografía del autor/a

Israel Campos, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Social e Bacharel em Humanidades pela UFBA. É também Especialista em Gestão e Estratégias de Indústrias e Culturas Criativas pela Universidade de Lisboa e tem formação complementar pela Amnistia Internacional Portugal em Direitos Humanos.

Maria Cecília de Paula Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora titular da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora da Université de Strasbourg, França, Laboratoire Dynamiques Européennes. Professora visitante/estagio pós-doutoral na Université de Strasbourg (USIAS), Fr. 2023-2024. Pós-doutora em Sociologia e Antropologia pela Université de Strasbourg, Fr. 2016. Pós-doutora em Sociologia e Educação, Cooperação Internacional CAPES/COFECUB, Université Strasbourg, Fr. 2012. Doutora e mestre em Produção Histórica Brasileira pela Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro. Graduada em História e Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG).

Bárbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia

Professora adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UNB), doutora em Educação (FACED-UFBA) e mestre em, Ciência da Informação (PPGCI-UFBA).

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Publicado

2024-07-05

Cómo citar

CAMPOS, I.; DE PAULA SILVA, M. C.; NEVES, B. C. Educação em Direitos Humanos, corpo e Inclusão Sociodigital: uma análise sobre o curso sobre covid no aplicativo "academia de Direitos Humanos da Anistia Internacional" . Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 22, n. 48, p. 29–52, 2024. DOI: 10.5212/RIF.v.22.i48.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/23350. Acesso em: 22 jul. 2024.