DESIGUALDADE SOCIAL E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL:

UMA ANÁLISE DO FILME “QUE HORAS ELA VOLTA?”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.23.i50.0006

Abstract

O filme “Que horas ela volta(2015), aborda por meio da trajetória da personagem Val, uma problemática latente da sociedade brasileira: a desigualdade. Com a chegada de Jéssica, filha de Val, há uma evidência da dinâmica de relações desiguais entre patrões e empregados. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo fazer uma análise fílmica da longa-metragem partindo de princípios dos referenciais teóricos dentro da psicologia social: sofrimento ético-político (Sawaia, 2001), desigualdade como hierarquização da diferença (Kulnig, 2019), violência simbólica (Bourdieu, 2002), subcidadania (Souza, 2009 e 2017), invisibilidade pública (Costa, 2004) e humilhação social (Gonçalves, 1998). Pode-se alargar a compreensão acerca de como a classe dominante se utiliza de mecanismos de violência, principalmente simbólicos, para manter um determinado grupo de pessoas em situação de subordinação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Israel Campos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Pesquisador em Pós-Doutorado - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Consultor de Organismos Internacionais. Doutor em Educação - Universidade Federal da Bahia. Atuou e atua nas áreas de ensino, pesquisa, consultoria, assessoria e gestão de projetos nas seguintes temáticas: educação, direitos humanos, participação social, corpo, divulgação científica, popularização da ciência, tecnologia, inovação, inclusão sociodigital, saúde, juventude, desenvolvimento socio territorial, e economia criativa. Para mais informações: https://www.israelcamposedh.com/. Correio eletrônico: isracamposedh@gmail.com.

Danielle Dos Santos Barboza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharela em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Graduanda em psicologia (UFRB). Possui como áreas de interesse: Psicologia do desenvolvimento, direitos humanos, neuropsicologia, análise comportamental, behaviorismo, avaliação psicológica, neuropsicologia e neurociências.

Edvaldo Caldas de Andrade Neto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharel em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) em 2023. Acadêmico do nono semestre do Bacharelado em Psicologia pela UFRB. Especializando em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE). Atualmente Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia, Processos Educativos e Saúde, com linha de pesquisa sobre a invisibilidade homossexual no futebol ao olhar da análise do comportamento e membro do grupo de estudo e extensão de Psicologia do Esporte da UFRB.

Iasmin Almeida Lobo Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharela Interdisciplinar em Saúde (2023), graduanda em psicologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui como áreas de interesse: feminismo; patriarcado e suas implicações; medicalização; existencialismo; análise do comportamento.

Isa Rios Cardoso da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharela em Saúde pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) (2023). Atualmente, é graduanda em Psicologia pela mesma instituição e especializanda em Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Gestão de Pessoas com ênfase no Comportamento Organizacional, ambas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Seus interesses de pesquisa incluem raça, trabalho, saúde da mulher, comportamentos divergentes e modificações corporais radicais.

Published

2025-08-21

How to Cite

CAMPOS, I.; DOS SANTOS BARBOZA, D.; CALDAS DE ANDRADE NETO, E. .; ALMEIDA LOBO SILVA, I.; RIOS CARDOSO DA SILVA, I. DESIGUALDADE SOCIAL E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA SOCIAL: : UMA ANÁLISE DO FILME “QUE HORAS ELA VOLTA?”. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 23, n. 50, p. 105–123, 2025. DOI: 10.5212/RIF.v.23.i50.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/24899. Acesso em: 5 dec. 2025.