Aulas-Espetáculo: Comunicação e Cultura Brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i36.0012

Resumen

RESUMO O artigo descreve a comunicação como um processo social, cujo foco analisa a ação em defesa da cultura brasileira, desenvolvida pelo escritor, dramaturgo, romancista, poeta e professor Ariano Suassuna e de suas aulas-espetáculo. O método utilizado foi qualitativo e descritivo. Infere-se que as aulas-espetáculo são veículos acumuladores e aceleradores culturais e representam as novas correntes da folkcomunicação. PALAVRAS-CHAVE Comunicação; Cultura; Ariano Suassuna.

Biografía del autor/a

Margarete Panerai Araujo, Universidade La Salle

É pós-doutora em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ (2013); e pós-doutora em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2004); Mestrado em Serviço Social (1999); e Especialização em Antropologia Social (1989). Sua graduação com Bacharelado e Licenciatura é em Ciências Sociais pela PUCRS (1987). É professora-pesquisadora da Universidade La Salle, vínculada ao Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais. Correio eletrônico: margarete.araujo@unilasalle.edu.br.

Roberta Fernandes Fajer, Universidade La Salle

Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais na Unilasalle (2017). Especialização em Administração em Marketing pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco - FESP UP (1986), especialização em Administração e Planejamento de Turismo pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco - FESP UP (1985); Graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1983).

Publicado

2018-07-24

Cómo citar

ARAUJO, M. P.; FAJER, R. F. Aulas-Espetáculo: Comunicação e Cultura Brasileira. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 199–213, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i36.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19128. Acesso em: 24 nov. 2024.