A televisão sob o olhar de Luiz Beltrão: apontamentos e inspirações sobre o Jornalismo de imagens

Autores/as

  • Aline Maria Grego Lins UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.16.i37.0006

Resumen

No final da década de 1960, artigos de Luiz Beltrão revelavam seu interesse em observar as horas e espaços destinados pela televisão às informações jornalísticas. Compreendeu, rapidamente, a capacidade que a imagem eletrônica exercia diante do espectador. Observou que a revolução tecnológica e de conteúdo, provocada pela TV, forçava uma mudança de comportamento da imprensa tanto na linguagem do noticiário quanto nas estratégias de venda. Visionário, praticamente previu o surgimento de emissoras nos moldes da CNN. Entre os pontos que Beltrão definiu como caracteres pertinentes ao jornalismo estão atualidade e promoção, que focamos nesse artigo, e, mais detidamente, na ideia de promoção, utilizada por Beltrão com pertinência, quando pensou nas possibilidades que a mensagem televisiva difundir notícias com responsabilidade social. Jornalismo; Notícia televisiva; Atualidade; Promoção.

Biografía del autor/a

Aline Maria Grego Lins, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Aline Maria Grego Lins é professora Doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC de São Paulo, é professora Adjunta no Curso de Jornalismo e do Mestrado em Indústrias Criativas, ambos ofertados pela Universidade Católica de Pernambuco, instituição onde Luiz Beltrão fundou o curso de jornalismo, hoje o mais antigo em funcionamento no Norte e Nordeste Brasileiro.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

LINS, A. M. G. A televisão sob o olhar de Luiz Beltrão: apontamentos e inspirações sobre o Jornalismo de imagens. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 161–173, 2018. DOI: 10.5212/RIF.v.16.i37.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19145. Acesso em: 27 dic. 2024.