De la economía de los signos a la ecología de la comunicación: El imaginario como un posible catalizador para un cambio de perspectiva
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i39.0003Resumen
Proponemos, en esta investigación bibliográfica ensayística, dialogar dos intentos diferentes para explicar el mundo: la noción de paradigma, según Kuhn, y las funciones mitológicas, según Campbell. La intención es mostrar que las diferentes lentes que usamos para ver el mundo forman mundos diferentes. Por lo tanto, buscamos mostrar dos perspectivas comunicacionales: la economía de los signos de Pross y la ecología de la comunicación de Romano. Consideramos, con nuestras reflexiones tributarias sobre la complejidad de Morin, el papel de Imaginario (de Morin) y Communication, en el intercambio, una característica que Kuhn señaló como necesaria para la institución de un paradigma y una comunidad, de un cambio de perspectiva. Comunicación; Imaginario; Epistemología; Complejidad; Ecología de la comunicación.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.