Regional TV’s influence in the Geomediatic’s territory

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i45.0005

Palabras clave:

Folkcomunicação, Jornalismo, Televisão, TV TEM

Resumen

La construcción de un território geomidiático resulta de la intervención de la mídia. Esto artículo muestra las ciudades de Sorocaba y Jundiaí. Las dos no presentan relacción geográfica pero fueron “regionalizadas” por el área de cobertura de TV TEM, canal regional de la TV Globo. Consideradas las perspectivas folkcomunicacionales del ecosistema cultural y del lugar de habla, aplicamos el análisis de contenido en 13 reportajes llevadas al aire, en el año 2008, con interese local o regional a estos públicos. Desde entonces, cuatro categorias periodisitcas fueron desarrolladas como aporte a amenizar esa diferencia geográfica que todavia incomoda la audiência de los dos municípios.

Citas

AMPHILO, Maria Isabel. Folkcomunicação: por uma Teoria da Comunicação Cultural. Anuário Unesco Metodista de Comunicação Regional. São Paulo, Ano 15, n. 15, p. 193-212, jan/dez 2011.

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELTRÃO, Luiz. Iniciação à Filosofia do Jornalismo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1992.

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: teoria e metodologia. São Bernardo do Campo: Editora UMESP, 2004.

BUCCI, Eugênio. Videologias: ensaios sobre televisão. São Pau- lo: Boitempo, 2004.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2006.

DIAS, Maurício Sérgio. 100 anos de propaganda: a propaganda em Sorocaba no século 20. Sorocaba: Paratodos, 2002.

FAHLE, Oliver. Estética da televisão. Passos rumo a uma teoria da imagem da televisão. In: GUIMARÃES, C., LEAL, B.S., MENDONÇA, C. C. (orgs.) Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p. 190-208.

GOBBI, Maria Cristina. Folkcomunicação: uma década de contribuição da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação. In: Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional. São Paulo, Ano 11, n. 11, p. 53-66, jan/dez 2007.

GOBBI, Maria Cristina. Um Brasil de múltiplas culturas: a Folkcomunicação no século XXI. Razón y Palabra. México, Ano 13, n. 60, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KUPER, Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. Bauru: EDUSC, 2002.

LEMOS, André. Ciberespaço e tecnologias móveis. Processos de Territorialização e Desterritorialização na Cibercultura. In: COMPÓS, 15., 2006, Bauru. Tecnologias Informacionais de Comunicação e Sociedade. Bauru, SP: Unesp, 2006. p. 1-17.

MARÇOLLA, Rosângela. A mídia no contexto do desenvolvi- mento regional: a TV TEM. UNIMAR: Marília, 2007.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Comunicação: troca cultural. São Paulo: Paulus, 2005

MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Mídia local e suas interfaces com a mídia comunitária no Brasil. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. São Paulo, 2006.p. 141-169.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2006.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petrópolis: Vozes, 1996.

SOUSA, Mauro Wilton de (org.). Recepção mediática e espaço público/novos olhares. São Paulo: Paulinas, 2006.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópo- lis, RJ: Vozes, 1995.

Publicado

2022-12-23

Cómo citar

GABRIOTI, R. Regional TV’s influence in the Geomediatic’s territory. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 89–106, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i45.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21083. Acesso em: 21 nov. 2024.