“Mi mayor sueño es tratar de cantar mejor que nunca, y cantar hasta la hora de la muerte”:
Entrevista al Príncipe de los Poetas Populares, Pedro Bandeira [In Memoriam]
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i46.0012Resumen
Pedro Bandeira de Caldas, ou apenas Pedro Bandeira, foi — e é ainda — um dos maiores cantadores repentistas da história brasileira. Símbolo da arte do repente, seu nome permanece, mesmo após sua morte, relevante e atual no cenário da música da cultura popular, tanto por suas performances marcantes como para a compreensão de uma das artes poético-musicais mais significativas do país. A entrevista aqui trans(des)crita ocorreu em três momentos, e fez parte de um projeto de mapeamento de cantadores vinculados à Universidade Federal do Cariri, chamado De Repente em Ação. A primeira parte da entrevista aconteceu no dia 31 de outubro de 2016, na Rádio Verde Vale, em Juazeiro do Norte, Ceará, onde ele apresentava um programa diário sobre cantoria (à época com 78 anos de idade). A segunda no dia 12 de abril de 2018, também na Rádio Verde Vale, ele, na ocasião, com 80 anos de idade. Já o terceiro e último registro do relato ocorreu no dia 30 de agosto de 2018, em sua residência, no mesmo município (81 anos). Esperamos que os temas tratados nesta entrevista possam trazer algumas concepções sobre a cantoria no Brasil a partir do relato de um dos seus maiores expoentes.
Citas
BARBOSA, Franco. O poeta Pedro Bandeira mostra Juazeiro ao mundo. HB Gráfica, Juazeiro do Norte - CE, 2012.
PEREIRA, Amalle Catarina Ribeiro. Vida de gado: vaqueiros entre a lida e a palavra em Serrita (PE). Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Brasília - DF, 2021.
RODRIGUES, Rodolfo. A música na cantoria: processos de transmissão musical na prática do cantador repentista. Dissertação (Mestrado em Música). João Pessoa - PB, 145 p, 2022.
SECULT. Mapa Cultura do Ceará. Poeta Pedro Bandeira. 2018. Disponível em: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/agente/41135/. Acesso em: 06 de fevereiro de 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.